Descubra porque o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil

Essa é uma das datas mais celebradas pelos brasileiros apaixonados, mas você sabe de onde veio essa tradição?

Natália Souza
Por Natália Souza
72f18c4a1219c1dba1baf8c09aad6488

O Dia dos Namorados é comemorado dia 14 de fevereiro nos Estados Unidos, Europa e diversos outros pontos do globo, inspirado em São Valentim, o bispo (e hoje santo) católico. A homenagem foi feita a ele depois que o casamento foi proibido durante os períodos de guerra pelo Imperador Cláudio II, por acreditar que os homens solteiros eram soldados melhores, e Valentim se mostrou contra a decisão.

O bispo se opôs a seguir as ordens do Imperador e continuou realizando casamentos mesmo com a proibição. A ação fez com que ele fosse condenado e, após a sua prisão, os casais começaram a enviar flores e bilhetes para ele, dizendo que ainda acreditavam no amor e eram gratos pelo que fez. Valentin foi executado no dia 14 de fevereiro, por isso esta é a data de “Saint Valentine’s”.

Mas, por uma questão cultural, o Brasil optou pela vespera do Dia de Santo António (13/06) para comemorar o amor entre os casais. A referência ao santo casamenteiro e a data foram escolhidas pelo publicitário João Agripino da Costa Doria Neto em 1949, lançando a campanha “não é só beijos que se prova o amor”. A data virou tradição rapidamente e é hoje o dia de todos os apaixonados, o Dia dos Namorados!

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

Capa: iStock