Descubra como é voar de Parapente e sentir a adrenalina do alto em Goiás

O Curta Mais traz para você essa indescritível experiência de liberdade com dicas e informações

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
d002df4ea399510d6bd987a64c168b1a

Buscando fazer uma imersão no turismo de Goiás, a equipe do Curta Mais continua o seu tour em Formosa (GO), fomos até lá conferir de perto essa beleza natural e trazer todas as informações, dicas e fotos do local para que você possa se organizar e planejar uma visita à esse paraíso que é motivo de orgulho para todos os goianos e que ainda é pouco explorado.

Com uma enorme quantidade de pontos turísticos com paisagens de tirar o fôlego, e com inúmeras opções de bares e restaurantes, Formosa vem se destacando cada vez mais no turismo. Cerca de 80 quilômetros de Brasília, e a 282 quilômetros de Goiânia, a cidade de Formosa é um mundo a ser desbravado pelos espíritos aventureiros: grutas, cachoeiras, quedas livres, trilhas, rapel e rampas de voo livre vão fazer você sentir um gostinho de adrenalina como nunca antes. Desta vez, conhecemos (literalmente), a nossa equipe experimentou a sensação de realizar um vôo livre de parapente, no Morro de São Pedro que tem uma vista panorâmica incrível, um dos points dos praticantes desse esporte radical.

O Parapente
O parapente é semelhante a um paraquedas, pois também tem uma estrutura flexível e o utilizador está suspenso. O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical.

O parapente tem um voo dinâmico, onde o piloto pode controlar a sua direção e, em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes, a sua descida, podendo manter-se a voar por períodos longos. o parapente pode voar a altitudes de 15.000 pés (4.572 metros).

5bd2f37b75960ed169558e1ad83c6c26.jpg

d5ffa6ab0868cbf90cdbb9e9ecbf4d07.jpg

eecff5c65279717c110f4bba15b776ce.jpg

824ee41b8cefc714627091bd396bea58.jpg

O esporte em Formosa

A cidade de Formosa que já é uma referência nacional no parapente e no vôo livre (asa delta) recebe anualmente uma etapa do circuito brasileiro. São duas rampas de decolagem na região, a do Paranã e da Serra de São Pedro, de onde nosso repórter fotográfico Marcos Aleotti decolou para sentir essa sensação de perto e gravar o vídeo da matéria. “É uma experiência única… inesquecível! Não há como descrever tal sensação de liberdade, o instrutor passou total segurança e animação. Valeu demais!”, relata o nosso fotógrafo, Marcos Aleotti.

Sobre as instruções de Parapente

O parapente em Formosa teve inicio em meados de 2004, na época existia na cidade atividades de paraquedismo. Isso estigava muito a galera que já a algum tempo faziam paraquedas de lona preta e saltavam do barranco, em meio a esses garotos havia um com o nome de Elisneto conhecido na cidade como Neto Magrão que logo seria o primeiro a voar de parapente em Formosa no morro de São Pedro.

A equipe do Curta Mais teve toda a orientação que foi passada antes do salto pelo o instrutor Elvecio, que já tem uma grande experiência no Parapente, que passou toda segurança e tranquilidade para um vôo perfeito!

O instrutor Elvecio conta como iniciou no parapente:

Eu Elvecio (o instrutor) fui apresentado ao parapente por um ex inquilino meu por nome de José Augusto que me levou para conhecer a rampa de São Pedro e chegando lá tive o prazer de conhecer Neto o Magrão (temos registros de fotos dessa época) que estava com um paraquedas e nesse dia tive meu contato com a maravilhosa experiencia de tirar os pés do chão mesmo que baixinho, logo iniciei o meu primeiro curso com o instrutor Luciano Souza Silva um carioca sargento do exercito sendo ele um excelente profissional de personalidade muito forte, mas estimulando em mim o desejo de repassar o que aprendi com muito respeito ao esporte, logo ele deixou a cidade e ficamos sem nenhum instrutor ai eu decidi me qualificar para o atender aos futuros amantes do voo livre

Etapa brasileira do Parapente:

O Brasileiro de parapente em 2018 teve 120 competidores, devido as más condições dos primeiros ficou reduzido os dias para os competidores, no sábado foi o dia do gol em Formosa (pouso ) tivemos bons dias de voo sem acidentes e com o resultado satisfatório o campeão foi Frank Brown um capixaba.

Informações sobre o curso:

Para quem interessar em fazer o curso é necessário o atestado psicológico, ter disponibilidade de tempo para a pratica das aulas. A duração do curso é de 1 a 6 meses dependendo somente do empenho e desenvolvimento do aluno.

Informações sobre o vôo duplo:

Voo duplo, é necessário o passageiro esta com roupa e calçados apropriados para a pratica do esporte ter disponibilidade de ao menos um dia para conseguirmos o melhor momento para a decolagem lembrando que segurança é primordial para a escola, as instruções serão passadas no pré voo, o tempo de voo se dá a condições meteorologias do momento.

Curiosidades:
As mulheres são a maioria. Já teve casamento na rampa de vôo, a noiva não chegou de carro, chegou de parapente, foi lindo o casório! segue fotos do casal.

Maiores informações sobre o vôo de parapente: @parapenteformosa

Assista como foi o voo com o nosso fotógrado: 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Curta Mais® (@guiacurtamais) em 3 de Dez, 2019 às 11:33 PST

Fotos: Marcos Aleotti | Curta Mais
Vídeo: Marcos Aleotti & Raphael Thomas | Curta Mais

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter