Deputada Tabata Amaral dá sermão no Ministro da Educação e vídeo conquista a web

A parlamentar de apenas 25 anos deu uma aula sobre Educação ao ministro Ricardo Vélez Rodriguez

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
1c653d8fbb031ab31d3e593cb0a2ff64

Em seu primeiro mandato, conquistado com 264.450 votos, a jovem deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) virou a nova queridinha da Câmara Federal. Basta fazer uma busca na internet para ver que a parlamentar de apenas 25 anos caiu nas graças da maioria dos internautas.

Nesta quarta-feira (27), uma audiência com o ministro da Educação Ricardo Vélez Rodriguez e sua equipe foi realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados de São Paulo. Nela, o ministro apresentou material sobre as propostas e metas do ministério, construídas ao longo dos três meses de governo.

No entanto, a exposição decepcionou a deputada Tabata Amaral. Em meio a discussões sobre a atual paralisação do Ministério diante de conflitos de interesse entre seus componentes, a pedetista criticou o despreparo de Vélez.

“Não é possível, passados três meses, que o senhor apresente um Power Point com dois, três desejos para cada área da Educação”, diz. “Eu esperava muito mais do senhor em três meses de trabalho”.

Questionado sobre projetos que estão sendo aplicados pela pasta, o ministro afirmou não ter dados sobre no momento. “Se a senhora quer ouvir cada uma das minhas secretarias, pode, porque só eles tem os dados quantitativos”, respondeu Vélez.

“Muitos de nós viemos aqui não esperando resultados, mas algum indício de que havia um planejamento estratégico, que haviam metas, dados reais, e não apenas desejos”, rebateu Amaral, que chegou a questionar a competência e a capacidade de gestão do ministro para a pasta.

Ela, novata no Parlamento, continuou: “Eu também estou no meu primeiro mandato, também estou aqui para construir, mas saio dessa reunião extremamente decepcionada.” Ela finaliza sua fala solicitando que, caso não houver capacidade de Vélez para administrar o Ministério da Educação, que deixe o cargo.

A palavra final de Vélez: “Se a senhora não esperar resposta, para que faz perguntas? Eu já respondi a várias, mas não quiseram ouvir”, afirma. “A única coisa que posso dizer é que não saio. Só me demito se o presidente da República me pedir”.

Assista o vídeo na íntegra: