Curta-metragem feito por alunos de Colégio Estadual de Goiânia é exibido na Assembleia Geral da ONU; assista

Produzido por alunos do Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus o curta foi selecionado por programa das Nações Unidas entre vídeos do mundo todo

Thayná Rodrigues
Por Thayná Rodrigues
c39e3c7c8f3e7a6f5ce47d526b204fa7

Tudo começou quando o Colégio Estadual Carlos Alberto de Deus, em Goiânia foi selecionado para a missão de desenvolver um curta-metragem para um projeto do Facebook com a ONG Recode, organização social voltada para o empoderamento digital dos jovens.

A estudante secundarista Beatriz Kellen, de 17 anos, ainda está tentando digerir a enorme repercussão que o curta-metragem produzido por ela e seus amigos da escola teve. Intitulado ‘Francisca’, o projeto cinematográfico conta a história da líder da comunidade Terra do Sol, Francisca.

“Foi tudo muito novo pra mim. Mas foi um trabalho muito importante. A gente mostrou a realidade da Francisca e dessas pessoas da comunidade, expondo a realidade dura delas e desigualdade social.” comenta Beatriz Kellen, participante do grupo que produziu o documentário.

“A verdadeira vitória do documentário Francisca é conseguir mostrar para o mundo inteiro como, independente do lugar que estamos, podemos sempre ajudar o próximo”, explica Beatriz Kellen

A ação surgiu nos Estados Unidos e chegou ao Brasil nesse ano, ela busca destacar projetos independentes feitos por jovens estudantes utilizando a tecnologia de gravação de vídeo 360°.

Todo o equipamento, como óculos 3D, celulares e câmeras, foram cedidos pelo Facebook para que os alunos pudessem fazer o curta.

Em julho, os alunos foram para São Paulo para concorrer na etapa regional do projeto. ‘Francisca’ foi o vencedor, e agora foram para a Assembleia Geral da ONU.

Assista o curta-metragem: