Consultor goiano revela que sucesso de grandes ou pequenas empresas tem o mesmo motivo

Da Apple à pamonharia da esquina que vive lotada: o que elas têm em comum?

Kenji Takahashi
Por Kenji Takahashi
5cacc325caf057377fd7886165fcb042

Não é de hoje que empresários de todo o mundo buscam transformar seus negócios em grandes sucessos. Nessa busca, vale (quase) tudo, incluindo investimentos maciços em estrutura e tecnologia, mudanças estratégicas de localização comercial e alterações na forma como elas se comunicam com seus públicos. É uma busca contínua e, por vezes, desesperada, especialmente nos momentos em que os rendimentos diminuem, mas os gastos permanecem os mesmos.
Nesta busca por encontrar uma solução para seus problemas e escapar da temida falência, os empresários nem sempre conseguem reverter a situação negativa em que se encontram suas empresas, apesar de todas medidas que poderiam alavancar os resultados de seus empreendimentos.
Por outro lado, algumas empresas têm-se mostrado pródigas em traçar uma história de sucesso. Mas, então, o que diferencia uma empresa bem-sucedida, de uma empresa que não consegue atingir seus objetivos? Segundo o Psicólogo e Diretor de Operações da STG, Caio Fábio Martins, a chave para o bom funcionamento de qualquer empresa é só um, mas, por diversas vezes, acaba passando despercebido: as pessoas! Neste caso, as pessoas certas: engajadas e com direcionamento correto da liderança.
Entenda, não queremos desconsiderar a necessidade de sustentação financeira, comercial e tantas outras que uma empresa precisa, mas em todas estas operações há sempre um profissional, ou empresa especializada, para entregar os resultados necessários.

ee78e8341d806d7313290fce82136ff6.jpg

E não pense que essa constatação é algo simples de ser encontrado. Na verdade, ela é o segredo descoberto e muito bem utilizado pelas empresas de sucesso, como por exemplo a “superpoderosa” empresa de tecnologia Apple, ou por aquela pamonharia perto de sua casa que vive lotada. Tanto uma, quanto outra, já descobriram essa lógica e a colocaram prática, mesmo que ninguém de fora tivesse percebido, por tratar-se de uma mudança interna, mas que faz uma grande diferença no bom funcionamento de qualquer negócio.
Imagine, por exemplo, que uma empresa é um organismo vivo. Se os aparatos técnicos e estruturas físicas podem ser os órgãos e o corpo, enquanto a missão e os valores institucionais podem ser o cérebro de uma empresa, as pessoas seriam o sangue, o verdadeiro item que permeia todo o sistema.
Caso essa parte de uma empresa não se adeque aos seus objetivos, todas as outras partes começam a funcionar mal. Os funcionários são, em suma, os que elevam ou param o avanço de um negócio. “Uma empresa só se consolida quando há desenho de seu propósito, com clareza para todos os que nela atuam sendo estes profissionais qualificados e adequados a prática da organização”, afirmou Caio Martins.
Assim sendo, o trabalho da STG, consultoria estratégica de gestão, atua de forma similar a de um médico ao atender um paciente – que nesse caso pode ser a sua empresa, analisando todo funcionamento de seu negócio, identificando os problemas e oferecendo soluções práticas e eficientes.
O trabalho de busca e seleção de colaboradores é um dos principais destaques do trabalho da STG, que (além de encontrá-los) também os avalia e treina para que eles se alinhem ao perfil da sua empresa. As avaliações abrangem aspectos técnicos, comportamentais e psíquicos. Profissionalismo e praticidade para resolver aqueles problemas que estão emperrando o sucesso de seu negócio.
Aproveite essa descoberta e conheça mais das soluções estratégicas da STG tanto, empresário, gestor, colaborador, autônomo, não importa, a dica é seguir as redes sociais da STG, lá você confere dicas e encontra os canais de contato deles. Confira: Facebook | Instagram.

Fotos: Ilustração/Google.