Conselhos para virar um expert em harmonização com vinhos

Adelina Lima
Por Adelina Lima
600bb16f11f4f52d24bd56e5482b5295

Há séculos o vinho é o acompanhante ideal para as refeições. Na Europa, as famílias produziam seu vinho caseiro a partir de pequenos vinhedos em suas terras, tendo sempre sua garrafa à mesa. Com a evolução da vinicultura, uma grande diversidade de vinhos se tornou disponível, a partir de diversas variedades de uva cultivadas, de métodos diferenciados de elaboração e da importação de vinhos de outras regiões.

A harmonização de vinho com o que se come pode elevar sua experiência gastronômica. Esta ciência tem até nome próprio: Enogastronomia.  Se engana quem pensa que isso é uma tarefa fácil. O trabalho envolve a escolha pormenorizada de vinhos, a partir de suas características gustativas, para acompanhar pratos elaborados das culinárias tradicional, regional e criativa, ressaltando suas características e criando um conjunto sensorial de grande prazer.

O Curta Mais ouviu especialistas em vinhos e preparou sugestões bacanas para você que não dispensa um bom vinho. As dicas apresentadas não constituem regras absolutas, mas apenas uma diretriz para suas experiências pessoais de combinação de vinhos e pratos. A preferência pessoal e a criatividade certamente o levarão a novas descobertas nessa apaixonante e rica área de pesquisa e prazer.

 

e6996846b9248db47c25ca4ba1ee3d70.jpg 

 

Para harmonizar com Vinho Tinto

  • Tábua de Frios
  • Filé Acebolado
  • Espetinhos

Sugestão de vinhos: NEIPPERG COLLECTION ROUGE; PIORRO TINTO COLHEITA

Para pratos à base de carne com gordura e estrutura o ideal é optar por vinhos tintos com agradável frescor. E pelas opções acima você pode ver que são petiscos também muito fáceis de preparar e que agradam a todos os paladares.

 

Para harmonizar com Vinho Branco

  • Bolinho de Bacalhau
  • Isca de Peixe
  • Camarão ao Alho e Óleo

Sugestão de vinhos: PIORRO BRANCO COLHEITA; CHATEAU DES GRAVES BLANC

Petiscos a base de peixes e frutos do mar pedem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa. Pinot Gris, Sauvignon Blanc ou Chardonnay surgem como opções certeiras.

 

Para harmonizar com Espumantes

  • Frango a Passarinho
  • Batata Frita
  • Salgadinhos Fritos
  • Torresmo
  • Polenta
  • Anéis de Cebola

Sugestão de vinho: PIORRO ESPUMANTE BRUT

 

 

 d1a7a0d3a0d92414274f0a71364428b5.jpg

 

Para harmonizar com chocolate

Dizem que os chocolates são um dos alimentos mais complicados para se harmonizar com os vinhos, pois é doce, gorduroso e forte. E seguindo uma das regras de harmonização, os dois elementos devem ter o mesmo peso, algo difícil de se acertar. Quando essa combinação dá certo, é maravilhosa. Para toda a intensidade do chocolate, como é o caso do brigadeiro preparado com 60% de cacau, os vinhos do Porto e os vinhos Madeira são os mais indicados.

 

Para harmonizar com doces muito açucarados

Para sobremesas que levam doce de leite em sua composição, como é o caso do brigadeiro de churros, por ser extremamente açucarado, esse tipo de doce pede uma bebida que enfrente essa característica. O indicado é um vinho aveludado, como o Jerez Pedro Ximénez.

 

Para harmonizar com sobremesas com frutas

Já para as sobremesas que levam frutas, como a Cheesecake coberta com frutas vermelhas, sugerimos uma bebida mais delicada, e leve, como o Asti Araldica.

 

Para harmonizar com crème brêlée

Sobremesas cremosas ou com leite, como o crème brûlée, vão bem com os Late Harvest ou Sauternes. Doces, frutados e encorpados, eles respeitam o sabor suave da sobremesa. Sauternes e crème brûlée é uma harmonização clássica – não há como errar, mesmo que seja um brigadeiro de crème brûlée.

 

 d95404b96d189f2c420757be36163647.jpg

 

Moluscos feitos de forma simples, como ostras com limão e marisco com vinho branco, combinam bem com vinhos brancos leves, como o italiano Pinot Grigio ou com um português, que pode ser o Vinho Verde ou o Albariño.

 

A lagosta, o caranguejo e as vieiras, quando feitos de forma simples, vão bem com os vinhos brancos leves, como o Chablis, o Sauvignon Blanc e os vinhos verdes. Se tiverem manteiga ou creme, experimente com vinho branco mais aromático, como o Torrontés e o Riesling.

 

Peixes grelhados, camarão, sushis e ceviches combinam bem com vinhos brancos mais encorpados, como o Chardonnay ou com os deliciosos espumantes, cavas e proseccos. O bacalhau harmoniza muito bem com vinhos verdes, mas também com tintos leves, como Pinot Noir e Gamay.

 

 

 1eb8d575db10d246abf28ac76a0a559d.jpg

 

As carnes brancas vão bem com brancos e tintos! Se preferir os brancos, opte por Chardonnay, Roussanne ou Viognier; se quiser tinto, opte pelos suaves e médios, como Pinot Noir, Gamay, Tempranillo, Merlot, Grenache e até mesmo o Sangiovese.

 

As carnes vermelhas pedem vinhos mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon, o Malbec e o Shiraz.

 

 

 ce5c9542a00273bb98061c5fb7922370.jpg

 

O fondue de queijo harmoniza muito bem com as borbulhas do Champagne, da Cava e do Espumante. Outra sugestão gostosa é harmonizar com o vinho branco.

 

O fondue de carne, por sua vez, vai bem com os tintos mais encorpados, como o Brunello, o Barolo, o Malbec e o Shiraz.

 

Já o fondue de chocolate, combina bem com tintos mais leves, como o Pinot Noir, ou com vinho do Porto.

 

5970f5ae644e4ea8df2e8f672a7ccd36.jpg