Conheça o Sukiyabashi Jiro, o pequeno restaurante japonês que prepara o ‘melhor sushi do mundo’

A fila de espera por uma mesa do chef 'popstar' Jiro Ono pode chegar a 3 meses

Caio Miranda
Por Caio Miranda
805baa5de4cead6379cd40f5d090c528

A comida japonesa virou uma febre no Brasil. Com cada vez mais restaurantes especializados em cozinha oriental nas grandes cidades, chega a ser difícil escolher onde comer aquele peixe preparado do jeito que os japoneses ensinaram ao mundo.

Alguns entusiastas brasileiros que gostam de conhecer sempre mais sobre a gastronimia japonesa já devem ter ouvido falar de Jiro Ono, o chef japonês famoso por preparar o ‘melhor sushi do mundo’.

2cc59cc78aaf091c3a515b61e657fd28.png

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

A afirmação recentemente teve um reforço de peso. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu de um jantar no restaurante de Ono, o Sukiyabashi Jiro, dizendo: “Eu nasci no Havaí e já comi muito suhsi, mas este foi o melhor sushi que eu já comi em toda a minha vida”.

O restaurante

09141494d63b17f48e677305ed75a7a4.jpg

Foto: Sukiyabashi Jiro/Divulgação

O Sukiyabashi Jiro é um pequeno endereço na zona portuária de Tóquio. A quantidade de assentos, dispostos ao redor da área de preparo, é bastante limitada, assim como o número de funcionários.

Além de Jiro, trabalham no local apenas outros dois assistentes, sendo um deles o seu filho mais velho e herdeiro do restaurante.

A fila de espera pode durar até três meses e as regras para a reserva são bastante rígidas e curiosas. É preciso tentar uma mesa no primeiro dia do mês anterior ao do jantar. Ou seja, caso o jantar seja em março, os pretensos clientes devem entrar em contato com o restaurante no dia 1º de fevereiro.

Vale observar que todo o contato deve ser feito por telefone. Quem chega pessoalmente ao restaurante para tentar uma reserva é mandado para fora.

Antes de fazer a reserva é preciso economizar, pois uma refeição de 15 minutos no restaurante, com algumas rodadas de sushi montados um de cada vez pelo próprio homem, custa R$ 600.

Guia Michelin

O restaurante é o único especializado em sushi com três estrelas no Michelin, o mais importante guia gastronômico do mundo.

0b87a2ba27f01f0a5f1b324651ee9ab7.png

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

Ganhar uma estrela do guia significa a ascenção dos restaurantes ao mais absoluto estrelato, ao passo em que perder uma delas é o grande pesadelo dos maiores chefs do mundo.

Como o francês Bernard Loiseau, que, desesperado com o rumor de que seu restaurante perderia a classificação de três estrelas, suicidou com um tiro na cabeça em 2003.

Documentário

No documentário ‘Jiro Dreams of Sushi’, disponível na Netflix, descobrimos que Ono participa de todo o processo de preparo do sushi.

41df3dfbf0caf26295cf2495f190ac87.jpg

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

O chef, que hoje tem 91 anos, acorda cedo para participar dos leilões de peixe no porto da cidade, selecionando a dedo cada um. O processo de limpeza é minucioso e supervisionado de perto.

803afc6fc474a52da3625c40395de9b3.png

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

Jiro deixará seu restaurante apenas para seu filho mais velho Yoshikazu Ono. Mas não pense que o caçula, Takashi Ono, está triste com isso: seu próprio estabelecimento já tem duas estrelas no Michelin.