23/07/2018 06:59
Notícias / Conteúdo

Conheça o Sukiyabashi Jiro, o pequeno restaurante japonês que prepara o 'melhor sushi do mundo'

A fila de espera por uma mesa do chef 'popstar' Jiro Ono pode chegar a 3 meses

Caio
por Caio Miranda

A comida japonesa virou uma febre no Brasil. Com cada vez mais restaurantes especializados em cozinha oriental nas grandes cidades, chega a ser difícil escolher onde comer aquele peixe preparado do jeito que os japoneses ensinaram ao mundo.

Alguns entusiastas brasileiros que gostam de conhecer sempre mais sobre a gastronimia japonesa já devem ter ouvido falar de Jiro Ono, o chef japonês famoso por preparar o 'melhor sushi do mundo'.

2cc59cc78aaf091c3a515b61e657fd28.png

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

A afirmação recentemente teve um reforço de peso. O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saiu de um jantar no restaurante de Ono, o Sukiyabashi Jiro, dizendo: "Eu nasci no Havaí e já comi muito suhsi, mas este foi o melhor sushi que eu já comi em toda a minha vida".

O restaurante

09141494d63b17f48e677305ed75a7a4.jpg

Foto: Sukiyabashi Jiro/Divulgação

O Sukiyabashi Jiro é um pequeno endereço na zona portuária de Tóquio. A quantidade de assentos, dispostos ao redor da área de preparo, é bastante limitada, assim como o número de funcionários.

Além de Jiro, trabalham no local apenas outros dois assistentes, sendo um deles o seu filho mais velho e herdeiro do restaurante.

A fila de espera pode durar até três meses e as regras para a reserva são bastante rígidas e curiosas. É preciso tentar uma mesa no primeiro dia do mês anterior ao do jantar. Ou seja, caso o jantar seja em março, os pretensos clientes devem entrar em contato com o restaurante no dia 1º de fevereiro.

Vale observar que todo o contato deve ser feito por telefone. Quem chega pessoalmente ao restaurante para tentar uma reserva é mandado para fora.

Antes de fazer a reserva é preciso economizar, pois uma refeição de 15 minutos no restaurante, com algumas rodadas de sushi montados um de cada vez pelo próprio homem, custa R$ 600.

Guia Michelin

O restaurante é o único especializado em sushi com três estrelas no Michelin, o mais importante guia gastronômico do mundo.

0b87a2ba27f01f0a5f1b324651ee9ab7.png

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

Ganhar uma estrela do guia significa a ascenção dos restaurantes ao mais absoluto estrelato, ao passo em que perder uma delas é o grande pesadelo dos maiores chefs do mundo.

Como o francês Bernard Loiseau, que, desesperado com o rumor de que seu restaurante perderia a classificação de três estrelas, suicidou com um tiro na cabeça em 2003.

Documentário

No documentário 'Jiro Dreams of Sushi', disponível na Netflix, descobrimos que Ono participa de todo o processo de preparo do sushi.

41df3dfbf0caf26295cf2495f190ac87.jpg

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

O chef, que hoje tem 91 anos, acorda cedo para participar dos leilões de peixe no porto da cidade, selecionando a dedo cada um. O processo de limpeza é minucioso e supervisionado de perto.

803afc6fc474a52da3625c40395de9b3.png

Foto: Jiro Dreams os Sushi/Reprodução

Jiro deixará seu restaurante apenas para seu filho mais velho Yoshikazu Ono. Mas não pense que o caçula, Takashi Ono, está triste com isso: seu próprio estabelecimento já tem duas estrelas no Michelin. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Lua de Sangue: maior eclipse lunar do século acontece dia 27 de julho e poderá ser visto de todo Brasil

O raro fenômeno também pode trazer 'mudanças pessoais', segundo espiritualistas


+ Notícias

Semana começa com mínima de 13 graus em Goiânia

Madrugada promete ser fria nesta segunda-feira


+ Notícias

20 kg mais magra, Marília Mendonça cobra Faustão: 'Não vai falar que eu emagreci?'

A goianiense 'rainha da sofrência' ganhou homenagem surpresa no aniversário de 23 anos e 'puxou' a orelha do apresentador: 'Esperei tanto por esse momento'


+ Notícias

Goiânia terá edição especial de cursos de danças urbanas

Curso inédito contará com Hip Hop, Jazz Funk, Vogue e vários outros estilos



+ Notícias

WhatsApp limitará o compartilhamento de mensagens

Todos já recebemos alguma noticia de maus tratos, assalto ou até sequestro pelo whatsapp. Mas todos eram reais? E os riscos dessas FakeNews se espalharem?


+ Notícias

Goiano cria um 'LamborgUno' em casa e faz sucesso na web

Toda a adaptação do veículo foi feita dentro de casa


+ Notícias

Governo da cidade de Viena distribui desodorantes para os passageiros de metrô em onda de calor

Consegue imaginar desodorantes de graça na Praça da Bíblia ou nos terminais da Anhanguera?


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.