17/02/2019 05:10
Notícias / Conteúdo

Conheça a verdadeira origem das águas termais de Caldas Novas

por Curta Mais

Um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, Caldas Novas é nacionalmente conhecida por suas águas termais, que compõem o maior manancial hidrotermal do mundo e recebem mais de quatro milhões de turistas por ano, atraídos pelas propriedades medicinais das piscinas termais. Apesar de ser um atrativo tão popular - Caldas Novas é a quarta cidade turística não-capital do Brasil -, poucos conhecem a verdadeira origem das águas termais que fazem da região tão importante para o turismo nacional e internacional.

Águas

Piscinas termais de Caldas Novas

Foto: Goiás Turismo

A explicação mais frequentemente ouvida é que as águas termais de Caldas Novas (e da vizinha Rio Quente) são originadas de um vulcão (hoje extinto), que, pressionando as águas por gases e por calor, faz com que elas jorrem através de rachaduras nas pedras. A cratera do suposto vulcão que aqueceu as águas da cidade seria hoje a Serra de Caldas.

Serra

Vista de Caldas Novas da Serra de Caldas, em Goiânia

Foto: Goiás Turismo

Por mais que a ideia de ter um vulcão aqui no Centro Oeste pareça tentadora e muito interessante, a verdade é que as águas termais de Caldas nada têm a ver com vulcanismo. De acordo com trabalho publicado pelos pesquisadores Ycarim Melgaço Barbosa e Mayra Caiado Paranhos sob o título de “Turismo e os mitos das águas termais da Serra de Caldas”, as águas termais de Caldas e o ribeirão de águas quentes de Rio Quente têm origem na formação de um lençol muito profundo, que as águas da chuva alcançam através de rachaduras nas pedras. Além disso, não há compostos de origem sulfurosa nas águas de Caldas Novas, como o enxofre, o que também anula a hipótese do vulcão.

Informações da Associação das Empresas Mineradoras das Águas Termais de Goiás (AMAT) confirmam essa afirmação. Segundo a AMAT, as águas termais de Caldas Novas e Rio Quente não têm vinculação nenhuma com o vulcanismo. Elas são originadas a partir das águas das chuvas que penetram no chão pelas fraturas das rochas, chegando a profundidades de mais de 1000 metros, onde são aquecidas pelo aumento da temperatura no centro da Terra. As águas, então aquecidas, retornam à superfície através das fraturas das rochas, e surgem no Rio Quente e na Lagoa de Pirapitinga, e em Caldas Novas são bombeadas em poços, e saem com temperaturas entre 34°C e 58°C.

Modelo esquemático do fluxo de água que forma as águas termais de Caldas Novas.

Fonte: AMAT

Ainda que a explicação científica seja bem menos pomposa que o mito que se criou sobre o vulcão de Caldas Novas, o fato é que as piscinas termais de Caldas e Rio Quente são um destino turístico goiano (e brasileiro) obrigatório.

Caldas

Caldas

Piscinas termais de Caldas Novas

Fotos: Goiás Turismo

 

Caldas Novas

Como chegar: Caldas Novas fica a 171 km de Goiânia, com acesso pela BR-153 (até o trevo de Piracanjuba) e seguir: GO-217, GO-139 e GO-213. Ou pela GO-020, e depois pela GO-139.

Informações de hospedagem e alimentação: Secretaria de Turismo de Caldas Novas e CAT-Caldas Novas: (64) 3454-3524

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.