20/09/2017 02:35
Notícias / Conteúdo

Conheça a origem verdadeira e curiosa de oito comidas populares no mundo todo

O macarrão com almôndegas e a pizza, por exemplo, não nasceram na Itália!

5163    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Está aí uma boa vantagem da globalização, que é a universalização das culturas. Ou seja, você pode estar em qualquer lugar do mundo e apreciar sabores inigualáveis. E, o mais legal dessa história é que além de comer um acarajé em Goiânia é saber, por exemplo, que essa iguaria não surgiu na Bahia e sim na África Ocidental.

Curta Mais convida você a uma minha viagem pelas origens de alguns dos pratos mais populares do planeta como o macarrão com almôndegas, o croissant, o chili, os nachos, o acarajé, a batata frita, a lasanha e a pizza. Surpresas que vão matar sua curiosidade e abrir o seu apetite.

Agora quando você estiver frente a frente com um desses famosos e tradicionais pratos, você já sabe onde tudo começou.

 

MACARRÃO COM ALMÔNDEGAS

Espaguete com molho de tomate e almôndegas

Curiosamente o prato que é a cara da Itália, não nasceu na Itália. Isso mesmo, essa combinação foi popularizada por imigrantes sicilianos, nos Estados Unidos, no início do século 20.  

 

CROISSANT

Já o gostoso croissant pode até remeter a França. Só que, na realidade, o pão de massa folhada não surgiu por lá. A meia-lua crescente, conhecida então pelo nome de kipferl, foi criada no século 13 por padeiros da cidade de Viena, na Áustria.

 

CHILI

Há diferentes versões para a origem do chili, mas todas estão de acordo em um ponto: ele não é mexicano. Oficial do estado do Texas, nos Estados Unidos ele surgiu no século 19. Composto por carne seca, gordura, condimentos e pimenta chili, o prato já era popular entre os cowboys e aventureiros do oeste americano. Com a sua popularização, inúmeras versões surgiram – sendo mais populares aquelas que acrescentam feijão à receita.

Anita’s Slow Cooker Chili recipe

 

NACHOS

É claro que os nachos surgiram no México, mas se engana quem pensa que eles fazem parte da culinária tradicional do país. O lanchinho foi criado em 1943 por Ignacio “Nacho” Anaya. Na época, Ignacio trabalhava no Victory Club, restaurante localizado na cidade mexicana Piedras Negras, cortada pelo Rio Grande e vizinha da cidade estadunidense Eagle Pass, no Texas. Nascida para o sucesso, essa receita logo virou um ícone e conquistou o mundo.

nachos-mexicanos

 

ACARAJÉ

Feito com feijão-fradinho, cebola e sal e frito em azeite-de-dendê, o acarajé, típico prato da cozinha da Bahia, deriva do àkarà da África Ocidental que, por sua vez, deriva do falafel árabe – levado para o continente africano no século 7. O bolinho, originalmente cozido em oferenda aos orixás, ainda é considerado uma comida sagrada – mas pode ser apreciado no tabuleiro da baiana.

 

BATATA FRITA

Essa delícia crocante, recebe o nome de french fries, na terra do Tio Sam. Lá são conhecidas como, “batatas francesas” em português. Só que devemos agradecer aos belgas pela batata nossa de cada dia. De acordo com a história, desde o século 17 era comum na região do Rio Meuse pescar pequenos peixes e fritá-los. No inverno, quando o rio congelava, os belgas cortavam batatas em forma de peixinhos e as jogavam na gordura. Quando os soldados estadunidenses passaram pelo país durante a Primeira Guerra Mundial, teriam provado e aprovado.

Batata frita bem sequinha

 

LASANHA

Camadas intercaladas de massa e cremosidade da clássica lasanha surgiram na Itália, certo? Nada disso. Uma receita muito similar ao amado prato já se encontrava em Fôrma de Cury, “livro de receitas” escrito pelo cozinheiro mestre do Rei Ricardo II da Inglaterra em meados do século 14. Há quem defenda que a lasanha está por aí há mais tempo ainda: seu nome e receita teriam aparecido na Grécia Antiga.

lasanha classica bolonhesa

 

PIZZA

Para fecharmos o menu; sabia que muito antes dos italianos apreciarem a pizza eram os egípcios e gregos da Antiguidade que comiam lanchinhos parecidos com as pizzas? Isso sem falar que há 5 mil anos, babilônios e hebreus também já levavam ao forno a massa com farinha e água. Na Idade Média o prato chegou na Itália, onde foi aperfeiçoado e recebeu o (hoje clássico) ingrediente recém descoberto nas Américas: o tomate.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

15147   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


89735   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


22054   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


6251   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29793   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


37122   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


32617   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


22550   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.