21/08/2017 20:31
Notícias / Conteúdo

Conheça a origem e o significado de 8 tradições de Natal

O que está por trás do Papai Noel, da árvore de Natal e dos presépios

1241    22

Yasmim
por Yasmim Fleury

Com o Natal chegando não precisamos parar pra pensar muito para conseguirmos citar várias tradições que vêm com ele. No entanto, se nos perguntarem qual o significado por trás de cada uma delas muitas pessoas ficariam sem saber o que responder.

Por isso fomos atrás e agora vamos te contar de onde vem cada pedacinho da época mais mágica do ano.

Confira a história de alguns costumes que cercam a gente desde a infância e entenda porque eles acontecem só no Natal:

 

Papai Noel

f21e59acd00c8d770ee971aa43a1c647.jpg

Os vikings vestiam alguém para representar o inverno e recebiam esta pessoa da melhor forma possível, para acalmar as forças da natureza. Depois de algum tempo essa tradição foi misturada com a do São Nicolau, um santo bispo de uma cidade turca que era conhecido por dar presentes e por proteger as crianças. Com essa união e com a publicidade da marca Coca-Cola nasceu o Papai Noel atual.

 

Árvore de Natal

f284df6aed59333f798bd1d4cc9e003e.jpg

A primeira referência à árvore de Natal no formato atual data do século XVI. Na Alemanha todas as famílias decoravam pinheirinhos de Natal com papéis coloridos, frutas e doces. A tradição espalhou-se por toda a Europa e chegou aos Estados Unidos no início de 1800. Desde essa altura que a popularidade da árvore de natal tem aumentado. Reza a lenda de que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal por causa da sua forma triangular e que de acordo com a tradição cristã representa a Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 

Presépio

147fb20d1d5547f6f3f57b9faafd113b.jpg

Uma das mais antigas tradições do Natal, o presépio é normalmente montado ao lado da árvore e dos presentes. A ideia é recriar o nascimento do menino Jesus em um estábulo. Há registros de presépios desde o século III, e geralmente é composto por José, Maria, Jesus, 3 reis magos, animais e um ou mais anjos.

 

Meia na chaminé

3116aed882cf54ccbf69cc1676dc085e.jpg

Há uma lenda que conta que um homem nobre, após a morte de sua esposa, teria deixado suas três filhas passando dificuldades. São Nicolau, sabendo da situação da família, teria ido até a casa da família e jogado 3 bolsas com moedas de ouro pela chaminé. As bolsas caíram dentro das meias que as garotas deixaram secando na chaminé. Daí a tradição dos presentes dentro das meias.

 

 

 

Bolo Rei

49f4e5c1b5ef9ab4c21408e39ebc17be.jpg

É um bolo tradicional português que se come do Natal até o dia de Reis. A forma redonda com um buraco no meio lembra uma coroa, com os frutos secos e as frutas cristalizadas para dar cor. No seu interior pode também encontrar uma fava que, segundo a tradição, concede um desejo a quem pegar uma fatia.


Missa do Galo

bf33f8698b8fa7b818d0fe98707e4203.jpg

É celebrada à meia-noite, e assinala o nascimento de Jesus, na noite de 24 para 25 de dezembro. Reza a lenda que à meia-noite do dia 24 um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias. Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do menino Jesus no Presépio e distribuem os presentes. Todos os anos na noite de consoada é possível acompanhar na televisão a celebração pelo Papa da missa do galo no Vaticano.

 

Presentes

e5c27b3bda3361402017ea7cfcbd8883.jpg

Já era tradição os povos agricultores trocarem presentes no no solstício de Inverno, como forma de celebrar o fato de o inverno já estar acabando. Era um costume pagão que os cristãos não conseguiram por fim. Ao invés disso, a oferta de presentes passou a simbolizar a entrega de oferendas ao menino Jesus pelos Reis Magos. Nos dias de hoje as prendas são essencialmente para as crianças que deliram com o momento de rasgar o papel de embrulho.

 

Lentilha

cdacd370e227a6cd5b585dd8b5862ab0.jpg

A lentilha é uma comida tradicional de fim de ano devido a uma superstição que herdamos dos imigrantes italianos, que acreditavam que comer lentilha no final do ano traria sorte.  O ditado que diziam era “Lentilha no ano novo, dinheiro o ano todo”. E hoje comemos ela tanto no ano novo como na ceia de natal, afinal, se dá sorte, porque não aproveitar?

 

Conta pra gente o que mais é tradição no Natal da sua família no Facebook do Curta Mais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

14288   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


88258   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


20631   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


5823   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


29525   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


36748   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


30394   

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

+ Notícias

Curta Mais registrou o estado dos edifícios históricos do Centro de Goiânia; veja as fotos

Depois da repercussão da matéria publicada pelo The New York Times na última segunda-feira (9), o Curta Mais foi conferir (e registrar) de perto o descaso com a arquitetura histórica de Goiânia


21797   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.