Conheça a história por trás do chá, bebida famosa no mundo inteiro

Thayná Rodrigues
Por Thayná Rodrigues
b87fd64c7ffd1764f631ee03ee50f098

Muitos acham que o Chá é uma bebida inglesa, mas na verdade conta a lenda que há mais de 5 mil anos, o Imperador chinês Shennong estava com seu exército bebendo água quente, quando caíram algumas folhas de uma árvore dentro do jarro.

Curioso, mesmo com a mudança de cor da água, ele decidiu provar e nesse momento descobriu as propriedades revigorantes da mistura, e assim nasceu o chá.

Mito ou realidade, certo é que o chá provém de fato da Ásia, e já é utilizado pelos diferentes povos há vários milênios. As propriedades medicinais da bebida são igualmente ancestrais, e nas últimas décadas têm sido investigadas cientificamente, com descobertas fascinantes. Hoje em dia uma bebida muito apreciada pelos mais variados povos, convém ainda assim distinguir o chá de outras infusões igualmente populares.

Chá é o nome dado à infusão realizada a partir da planta com o mesmo nome, a camellia sinensis. Muitas outras bebidas feitas a partir de infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores acabaram por ser conhecidas igualmente por “chá” (como é o caso dos populares chás de cidreira ou de limão), mas em termos precisos trata-se de algo diferente.

No que diz respeito ao chá, existe uma grande variedade de tipos e sabores, o que levam também ao crescimento do grupo de apreciadores.

É possível agrupar os diferentes tipos de chá em quatro grupos de acordo com a sua oxidação:

Chá preto:
É de longe o tipo de chá mais popular no mundo ocidental: mais de 90% do chá consumido é preto. Curiosamente, esta tendência é relativamente recente, uma vez que só a partir de finais do século XIX é que o chá preto começou a preferido em relação ao chá verde.

CHÁ OOLONG
Este chá tipicamente chinês é internacionalmente conhecido pelo seu nome original, “oolong”, que significa “dragão negro”. A origem do nome é incerta: algumas versões apontam para o local onde era originalmente plantado. outras para o nome da pessoa que o descobriu. Desde sempre, um produto característico da China, onde ainda hoje é produzido.

CHÁ VERDE
Igualmente proveniente da China, é o tipo de chá mais popular no oriente (ao contrário do ocidente, onde prevalece o chá preto). Na verdade, no Japão nem é referido como “verde”, mas apenas como chá.

CHÁ BRANCO
Trata-se de um chá feito a partir de folhas ainda jovens, sem oxidação. Por esse motivo, é também o que tem menor teor de cafeína, mas as semelhanças da produção levam a que seja considerado, com alguma frequência, um subtipo de chá verde.

TISANAS
Como foi afirmado no início, se a infusão não provém da planta camellia sinensis, não se pode dizer que se trata verdadeiramente de um chá. Contudo, o uso popular leva a que existam vários outros tipos de tisanas que obrigatoriamente não poderiam deixar de ser referidas.

Tisanas como o “chá” de limão, cidreira, camomila, tília ou menta são bastante apreciadas – tão populares como o verdadeiro chá – e são tão ilimitadas quanto à variedade de plantas, frutos e árvores aromáticas que existem.

Muitas destas infusões alegam também efeitos medicinais, habitualmente associados aos efeitos primários das plantas em que se baseiam. Contudo, convém não os confundir com os efeitos terapêuticos do chá, bem mais consolidados e comprovados que os das tisanas.

Em Goiânia você pode se deliciar experimentando os diversos tipos de chá na Casa de Chá Provence, fica localizada no Shopping Bouganville, onde você encontra uma variedade de tipos e sabores.

A casa de chás da loja é o que tem de mais atrativo e estimulante, com ervas importadas e premiadas internacionalmente. Requinte e sabor em um só lugar.

Os chás podem ser degustados na loja e também vendidos a granel. Todos os dias são oferecidos chás diferentes para a degustação pelos nossos clientes.

E claro, assinantes do Clube Curta Mais tem vantagens! Na compra de um chá você ganha o segundo ou 20% de desconto em produtos!