19/05/2019 14:25
Listas e Achados / Achados

Conheça a Gari responsável pela sobrevivência de mais de 400 famílias no Lixão de Aparecida de Goiânia

Francisca Barbosa da Silva cuida de pelo menos 2 mil moradores da comunidade!

Bianca
por Curta Mais

Em 2011 mais de 200 famílias moravam no lixão de Aparecida de Goiânia (atrás do Cepaigo) sobrevivendo do dinheiro da reciclagem e de alimentos encontrados no lixo. Na época, o prefeito da cidade fez a retirada de 60 famílias do local, deixando as outras para trás, entre elas, a família de Francisca Barbosa da Silva.

Sem ter onde morar, restou à Francisca e ao seu marido, Iuri Ferreira da Silva, ir para uma área vizinha ao lixão, que vem recebendo cada vez mais famílias carentes e desde então Francisca vai à luta pela sobrevivência de todos pela associação que criou no local. “Cada dia que eu levanto, eu tenho uma oportunidade”, ressalta.

96cbd17f080f97016d7a255d63373457.jpeg
Imagem: Diogo Zaidem

A sede da associação é um cercado de madeira, sem cadeiras, todos sentam no chão de terra vermelha. A partir de lá, a gari vai em busca de doações de todos os ítens básicos como alimentos, itens de higiene pessoal, escola para as crianças e adolescentes e assistência médica para idosos e pessoas com deficiência, entre outros. No espaço da associação, também são oferecidas aulas de alfabetização, rodas de leitura e cursos de corte e costura para as mulheres. Tudo conquistado graças à luta de Francisca pela sobrevivência de sua comunidade.

b9c9e9bc840725f8785d92b56bfa06ee.jpg
Imagem: Francisca Barbosa da Silva

O que mais impressiona é o fato da Francisca já ter uma família grande para sustentar, são dez filhos além de aproximadamente 2 mil pessoas que ela acolhe. É uma verdadeira mãe de todos, símbolo de solidariedade. Sem ela, a comunidade não sobreviveria.

Francisca se orgulho de seu trabalho; é considerada extinta a gravidez de crianças e adolescentes na comunidade, o uso de drogas dos mesmos e a violência no local. Ela sabe e cuida da necessidade de cada um.

160a2ed8693f175eb79f4d5b2cd00ce9.jpg
Imagem: Diogo Zaidem

Um projeto que ajuda a dona Francisca é o ‘Faça Uma Família Feliz’. O objetivo é construir casas para as famílias que vivem nos barracos de lona. Funciona assim: a pessoa doa o material e os próprios moradores se encarregam de construir a moradia.

09a7b5916c0a88ed75b36385a9a39c10.jpg
Imagem: Francisca Barbosa da Silva

“Algumas famílias conseguiram arrumar empregos, outras vivem em casas de lona. E nesses barracões existem famílias com idosos, gestantes, famílias que é só a mãe e os filhos. Então, tudo o que você imaginar que é precário, é pouco”, contou a gari, em entrevista para o Razões para Acreditar.

Para ajudar dona Francisca e todas as famílias que ali residem, entre em contato com a mesma pelo número: (62) 99425-6816 ou visite o local, que fica atrás do Cepaigo, em Aparecida de Goiânia. Endereço: Avenida Eixo Viario Q 19a - s/n Km 18 Ar 1

Fonte: com informações retiradas do site Razões Para Acreditar
Capa: Diogo Zaidem

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Listas e Achados

Descobrimos um Pastel Italiano que faz o maior sucesso em feira de Goiânia

A Fogazza do Woshington na Feira do Cerrado tem fama, história e um sabor incrível!



+ Listas e Achados

Drive Thru: Restaurantes para quem não quer perder tempo em Goiânia

Restaurantes, pizzarias e hamburguerias para matar a fome enquanto volta para casa


+ Listas e Achados

10 receitas com milho que fazem qualquer goiano lamber os dedos

O milho, além de ser fonte de fibras e de calorias, também é fonte de gorduras puras, vitaminas B e do complexo A, sais naturais, óleos, diversas quantidades de açúcar e celulose


+ Listas e Achados

12 cachoeiras que você precisa conhecer em Pirenópolis

A cidade, que está localizada a cerca de 120 km de Goiânia, possuí diversas cachoeiras incríveis e cristalinas para os amantes da natureza


+ Listas e Achados

10 novos pubs e baladas em Goiânia que merecem a sua visita

Goiânia não tem mar, mas tem "barladas"! Veja as mais novas casas da cena noturna que trouxeram conceitos antes nunca vistos na cidade;


+ Listas e Achados

10 restaurantes no centro de Goiânia para comer bem pagando pouco

Comida caseira, vegetariana e até "jantinha" com preços baratinhos. Só não vale passar fome!


+ Listas e Achados

Boates e Pubs em Goiânia para quem gosta de funk

Esses lugares mostram que a capital do sertanejo também tem espaço para o funk


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.