Confira as frases mais inspiradoras de Stephen Hawking, físico revolucionário que morreu aos 76 anos

'A vida seria trágica, se não fosse engraçada'

Caio Miranda
Por Caio Miranda
165b8d47177953a116f87ea69ed2e0af

O cientista britânico Stephen Hawking morreu nesta quarta-feira (14) aos 76 anos em sua residência, na cidade inglesa de Cambridge. Sua família enviou uma declaração oficial à imprensa confirmando a morte do físico e cosmólogo. Considerado um dos grandes gênios da humanidade, ele fez grandes contribuições à comunidade científica, com teorias como a do espaço-tempo e do funcionamento dos buracos negros, a partir das quais conseguiu aproximar o público de temas que poderiam parecer complexos para muitos.

Há décadas convivia com esclerose lateral amiotrófica, doença responsável por paralisar os músculos do corpo, mas que não comprometeu suas funções cerebrais. Quando criança, seus médicos chegaram a dizer que ele não viveria até os 30 anos de idade.

Nascido em 1942, no aniversário de 300 anos da morte de Galileu, Hawking realizou seu trabalho acadêmico nas universidades britânicas de Oxford e Cambridge. Autor de best-sellers como Uma Breve História do Tempo e O Universo numa Casca de Noz, o cientista foi responsável por popularizar a física teórica para um público leigo.

A popularidade de Hawking também se devia ao carisma de sua figura. Confira algumas de suas frases mais marcantes:

Sobre deficiência
“Meu conselho para outras pessoas com deficiência seria se concentrar em coisas que sua deficiência não evita que você possa fazer, e não se arrependa das coisas nas quais [a deficiência] interfere. Não seja deficiente em seu espírito, como você é fisicamente.”
[The New York Times, 2011]

 

Sobre prioridades
“Meu objetivo é simples. É a compreensão completa do universo, por que ele é assim e por que existe.”
[“O Universo de Stephen Hawking”, 1985]

 

Sobre livre arbítrio
“Eu já reparei que até as pessoas que dizem que tudo é predeterminado, e que não podemos fazer nada para mudar isso, olham antes de atravessar a rua.”
[“Buracos Negros, Universos-bebês e outros Ensaios”, 1994]

 

Sobre humor
“A vida seria trágica, se não fosse engraçada.”
[The New York Times Magazine, 2004]

 

Sobre buracos negros
“Se você pular em um buraco negro, a sua energia de massa vai retornar para o nosso universo, mas num formato distorcido que contém a informação sobre qual era sua aparência, mas em um estado no qual não pode ser reconhecido facilmente. É como queimar uma enciclopédia. A informação não se perde, se você mantiver a fumaça e as cinzas. Mas é difícil de ler.”
[O Futuro do Espaço-Tempo, 2005]

 

No valor da teoria das cordas
“Quando nós entendermos a teoria das cordas, saberemos como o universo começou. Isso não terá muito efeito na maneira como vivemos, mas é importante para entender de onde viemos e o que podemos encontrar à medida que exploramos.”
[The Guardian, 2005]

 

Sobre seu QI
“Eu não tenho a menor ideia. As pessoas que se gabam de seus QIs são umas perdedoras.”
[The New York Times Magazine, 2004]

 

Em que ele pensa o dia inteiro
“Mulheres. Elas são um mistério completo [para mim]”.
[The New Scientist, 2012]

 

Sobre a razão de escrever para um público não especializado
“Eu dediquei um esforço tremendo para escrever ‘Uma nova história do tempo’ quando estava muito doente com pneumonia porque acho que é importante para cientistas explicar seu trabalho, particularmente em cosmologia. Isso agora responde muitas perguntas que antes eram endereçadas à religião.”
[The Guardian, 2005]

 

No momento “eureka” de uma nova descoberta
“Eu não compararia com sexo, mas dura mais tempo.”
[Palestra na Universidade Estadual de Arizona, 2011]

 

Seu conselho para seus três filhos
“Primeiro, lembrem-se de olhar para as estrelas lá no alto e não para seus pés lá embaixo. Dois, nunca desistam do seu trabalho. O trabalho lhe dá sentido e propósito, e a vida é vazia sem isso. Três, se você for afortunado a ponto de encontrar amor, lembre-se de que ele está ali e nunca o jogue fora.”
[ABC News, 2010]

 

Sobre extraterrestres
“Se extraterrestes nos visitarem, o resultado poderia ser parecido com a chegada de [Cristóvão] Colombo à América, o que não foi bom para os americanos nativos. Só precisamos olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se desenvolver em algo que não gostaríamos de encontrar pela frente.”
[“Into the Universe with Stephen Hawking,” 2010]

 

Sobre sua saúde
“Quando eu fui diagnosticado com ELA, o médico me deu dois anos de vida. Agora, 45 anos depois, eu diria que estou indo bem.”
[CNN, 2010]

 

Sobre Deus
“Deus talvez exista, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador.”
[CNN, 2010]

 

Sobre lidar com bloqueios
“Não é bom ficar furioso se você empacou [em uma ideia]. O que eu faço é continuar pensando sobre o problema, mas trabalhando em outra coisa. Às vezes se passam anos antes de encontrar o caminho para seguir em frente. No caso de perda de informação e buracos negros, foram 29 anos.”
[The Guardian, 2005]

 

A vida e obra de Hawking pode ser vista no filme “A Teoria de Tudo” que rendeu o Oscar de melhor ator ao britânico Eddie Redmayne em 2015.