Companhia de Teatro Oops apresenta uma série de espetáculos para comemorar seus 15 anos

Adelina Lima
Por Adelina Lima
a90f9eea7225d183ab232658e6b53345

 

O projeto “Oops!.. 15 anos” comemora os 15 anos da Companhia Teatral Oops!.. e com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, irá compartilhar suas experiências com apresentação de espetáculos do seu repertório e de ações formativas, desenvolvidas por meio de treinos e laboratórios sistemáticos de criação e aprimoramento cênico, visando ao aperfeiçoamento técnico dos trabalhos cênicos realizados pelo grupo.

Desde o ano 2000, a Oops!.. tem traduzido seus anseios por meio de suas peças teatrais, partindo de três eixos principais que nortearam a pesquisa de linguagem do grupo: Clown, Contemporâneo e Farsesco. Estes eixos traduzem os diferentes meios pelos quais a Oops!.. sistematiza o processo criativo, determinando tanto a temática dos espetáculos quanto sua estética, em método de trabalho caracterizado pela Construção em Processo e pela necessidade de expressão dos próprios anseios e pensamentos através do Teatro, comunicando com diferentes técnicas e teorias, no intuito de encontrar seu próprio método de criação, intitulado ‘Teatro que É’.

O projeto começa suas atividades em julho, com as Ações Formativas (realizadas em parceria com o SESC Goiás), que irão acontecer na primeira e na segunda semana do mês. As inscrições já estão abertas e deve ser realizadas presencialmente na unidade do SESC Centro, que fica na rua 15, esquina com a rua 19, no centro de Goiânia. A programação completa, com todos os espetáculos, oficinas e outras atividades podem ser acessadas através do SITE.

 

Ações Formativas

Oficina de Técnicas Circenses – Francisco Nikollay – 25 vagas

Quando: 04 a 08 de julho (segunda a sexta) das 9h às 11h

Idade: a partir de 16 anos

Sinopse: A Oficina de Técnicas Circenses busca desenvolver um panorama das diversas técnicas que compõem a linguagem circense e da multiplicidade de possibilidades que um artista circense deve possuir, trabalhando a partir das técnicas de acrobacias aéreas e de solo, além de técnicas de malabarismo.

 

Oficina de Teatro para Crianças – Sol Silveira – 25 vagas

Quando: 04 a 08 de julho (segunda a sexta) das 9h às 11h

Idade: de 07 a 12 anos

Sinopse: O Jogo Teatral é uma importante ferramenta no desenvolvimento da criatividade e da imaginação da criança. A Oficina de Teatro para Crianças busca aprimorar, por meio do jogo teatral, diferentes aptidões cênicas, bem como desenvolver atividades psicossomáticas, promovendo a interação e o despertar do lúdico, além de desenvolver noções básicas da técnica teatral e de elementos da encenação.

 

Oficina de Teatro Contemporâneo – João Bosco Amaral – 25 vagas

Quando: 04 a 08 de julho (segunda a sexta) das 19h às 21h

Idade: a partir de 18 anos

Sinopse: A Oficina de Teatro Contemporâneo visa a proporcionar ao aluno/ator o contato com as técnicas teatrais contemporâneas, essenciais para a formação do artista cênico, além de estabelecer relações com grandes teóricos do Teatro, como Stanislávsky, Artaud, Kantor, Barba e Burnier, entre outros, buscando ampliar o leque de possibilidades e trazendo à tona diferentes técnicas teatrais contemporâneas, tendo o processo de pesquisa e criação da Cia. Teatral Oops!.. como eixo norteador e o método Work in Progress como ponto de partida do entendimento da criação cênica contemporânea

 

Oficina de Expressão Corporal – Gustavo Silvestre – 25 vagas

Quando: 11 a 14 de julho (segunda a quinta) das 18h30 às 21h

Idade: a partir de 16 anos

Sinopse: A Oficina de Expressão Corporal tem por objetivo principal compartilhar a linguagem do corpo e suas possíveis expressões e comunicações, através de alguns elementos técnicos da expressão corporal e da ação física, instigando a imaginação e sensibilização por meio do corpo, em suas possibilidades e potencialidades criativas.

 

Oficina de Literatura Dramática – João Bosco Amaral – 25 vagas

Quando: 11 a 14 de julho (segunda a quinta) das 19h às 21h30

Idade: a partir de 16 anos

Sinopse: Na Oficina de Literatura Dramática, serão estudadas as peculiaridades estruturais do texto teatral, buscando entender as especificidades da linguagem do Teatro, além de ser apresentado um breve panorama do percurso histórico e crítico das transformações cruciais ocorridas com a escritura dramática, partindo de textos clássicos até chegar a obras contemporâneas.

 

Mostra do Repertório

ARRUDA COM ALECRIM

Quando: dia 24 de julho (domingo) às 10h

Local: Parque Flamboyant

Sinopse: O espetáculo tem como cenário uma pequena cidade do interior de Goiás e narra a história de duas famílias que, separadas pelo poder e a pobreza, unem-se através do amor proibido de seus filhos. Mariquinha, a menina princesa, e Zezinho, o filho do sapateiro, vivem amor semelhante ao de Romeu e Julieta. No decorrer da trama, vamos conhecendo as personagens, as quais foram inspiradas nos arquétipos do regionalismo goiano, como o “caipira”, o “coronel” e as “comadres”, entre outros. Percebe-se a “goianidade” através do sotaque brejeiro e sertanejo, bem como nas modas de viola, no fole da sanfona e nos elementos da cultura popular.

d861d152d6b40d754f330aa24684e2d1.JPG

DESAMOR

Quando: dia 07 de agosto (domingo) às 17h

Local: Parque Campininha das Flores

Sinopse: Desamor narra a história do jovem Cândido, que se apaixona à primeira vista pela exuberante Anita, a qual nutre sentimento recíproco por seu amado. Porém, o amor não deixa sobreviventes, e Anita vê-se impelida a abandoná-lo, em busca de conhecer a si mesma e ao mundo, e Cândido nada faz para impedir a partida de sua amada. Daí, então, seu coração e sua existência tornam-se um vazio tão imenso quanto um deserto, seco e árido, sem sentido. É, então, que Cândido resolve partir em busca de sua amada, em uma jornada que o levará a um mundo desconhecido, habitado por seres fantásticos.

 

PEQUENO PRÍNCIPE

Quando: dia 21 de agosto (domingo) às 10h

Local: Bosque dos Buritis

Sinopse: Três clownscontam, a partir do improviso, gagues e da música, a clássica história do Pequeno Príncipe, de maneira bem divertida e com inserções de muito humor nas criações de cada personagem. A participação ativa do público é o tempero principal do espetáculo, despertando o lúdico de forma criativa e ativa, estimulando a imaginação.

 

MATEUS E MATEUSA

Quando: dia 11 de setembro (domingo) às 17h

Local: Parque Vaca Brava

Sinopse: Mateus e Mateusa coloca em cena um divertido casal idoso, que, após 50 anos de união, vive em pé de guerra. Cansados um do outro, acusam-se mutuamente de abandono. De um modo quase farsesco, a peça aborda em cena a convivência familiar, suas relações, o consumismo e a futilidade.

e818dab61e0a7a5b0e0ac6727cc8ab1e.JPG

GATO PRETO

Quando: dia 22 de setembro (quinta) às 20h

Local: Teatro SESC Centro

Sinopse: Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto.

81d3b87b29a5f64ef2edca035fc38c4c.JPG

OLHO

Quando: dia 23 de setembro (sexta) às 20h

Local: Teatro SESC Centro

Sinopse: Iago dá seu depoimento, fazendo com que o interlocutor (neste caso, os espectadores) assuma o papel de testemunha da sua história. Para provar que está falando a verdade, ele conta os detalhes do crime que cometeu, procurando exaltar sua serenidade e lucidez. Adaptação de “Coração Delator”, de Edgar Allan Poe, Olho é um espetáculo que busca manter a essência narrativa do conto, ressaltando toda a atmosfera “noir”, “policial” e de “terror” que o romântico Allan Poe propõe na maior parte de suas obras. Para isto, juntaram-se ao texto inicial trechos de algumas obras de autores como Artaud, Shakespeare e Bacon.

 

ENCANTOS

Quando: dia 24 de setembro (sábado) às 17h

Local: Teatro SESC Centro

Sinopse: A peça conta a história de uma menina que possui um pássaro como seu melhor amigo. Este pássaro, diferentemente dos demais, não fica preso em uma gaiola e visita sempre a amiga, trazendo os encantos e as histórias de um mundo desconhecido pela garota. O espetáculo, que trata da amizade e da separação, é livremente inspirado no conto “A Menina e o Pássaro”, de Rubem Alves.

 

CIA TEATRAL OOPS!..

Telefone:  (62) 4141-0500 | 98408-7294 e 98406-0060

Site | Youtube | Facebook Ciaoops de Teatro