Como uma simples campanha de publicidade reduziu em 85% a taxa de suicídios na Coréia do Sul

A iniciativa ensinou para o mundo que com uma frase é possível salvar a vida de uma pessoa

Caio Miranda
Por Caio Miranda
c58d2c81f80804e72cc8994f82b3f53d

Desde as primeiras horas desta terça-feira (2), o nome do youtuber Logan Paul tem figurado entre os assuntos mais comentados das redes sociais. O motivo da notoriedade repentina foi um vídeo que o americano gravou durante uma viagem sua ao Japão.

Na gravação, Paul e um grupo de amigos adentram a floresta de Aokigahara, aos pés do Monte Fuji. O local é notório internacionalmente por ser o segundo lugar onde mais acontecem suicídios no mundo, perdendo apenas para a ponde Golden Gate, em San Francisco (EUA).

Na expedição, previsivelmente, Logan avista o corpo de um homem que que havia acabado de se enforcar pendurado ao galho de uma árvore. O youtuber e seus amigos reagem à descoberta aos risos e brincadeiras.

O comportamento do youtuber tem gerado polêmica na rede e pode fazer com que o Google desative o seu canal permanentemente.

Não muito longe do Japão, porém, mais precisamente em Seul, na Coréia do Sul, um caso chamou a atenção pela abordagem inteligente e conscientizada de um tema tão delicado como o suicídio.

Trata-se da campanha publicitária desenvolvida pelo Seguro Samsung em dezembro de 2012. Ela tinha a missão de evitar que a Ponte Mapo fosse fechada pelo governo em razão da quantidade de pessoas que davam fim às suas vidas no local todos os anos.

A campanha consiste basicamente na instalação de sensores nas bordas de segurança da ponte. Sempre que uma pessoa se aproximava do local, o sensor fazia com que uma luz se acendesse do para-peito, onde eram iluminadas mensagens positivas para o possível suicida.

Criadas juntamente com psicólogos e ativistas da prevenção ao suicídio, as 20 frases traziam mensagens como: ‘Os melhores momentos da sua vida ainda estão por vir’, ‘Como você gostaria de ser lembrado’ ou ‘Vá se encontrar com as pessoas de quem você sente saudade’.

2134279122aba2c2e0effed4a7773bf0.jpg

A iniciativa simples, que contou com a participação de 124 trabalhadores, conseguiu reduzir em 85% a taxa de suicídios no país e mandou uma mensagem para o mundo: é possível salvar a vida de uma pessoa com apenas uma frase.