Com dívida milionária, Forever 21 está prestes a declarar falência

Há alguns anos a empresa embarcou em uma estratégia de negócios baseada no lema 'a dívida de hoje é o lucro de amanhã', mas parece que não deu muito certo

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
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Uma das marcas de roupas objeto de desejo da maioria dos jovens e adolescentes da atualidade está prestes a fechar as portas. Forever 21, varejista com mais de 800 lojas em todo o mundo, acumulou uma dívida milionária e se encontra em crise financeira.

Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Bloomberg, na tarde desta quinta-feira (29), é provável que a empresa declare falência. A companhia vem negociando em busca de financiamento adicional e trabalhando com uma equipe de assessores para ajudá-la a reestruturar sua dívida, mas as negociações com possíveis investidores não avançaram até o momento, disseram as fontes.

Mas os problemas não são de hoje. Há alguns anos a empresa embarcou em uma estratégia de negócios baseada no lema “a dívida de hoje é o lucro de amanhã”. Na prática, a companhia fez mais dívidas para conseguir uma rápida e grande expansão mundial, estratégia que inclusive abarcou as lojas abertas do Brasil a partir de 2017. O pagamento dessa dívida já era pra ter sido liquidada. No meio do ano, o mercado estimava um débito de mais de US$ 500 milhões da Forever com um prazo de 3 anos de vencimento.

Alguns dos motivos da desestabilização financeira além do fato acima, foram as baixas vendas e uma sequência de estratégias mal-sucedidas. Além disso, a nova onda de compras online tem dado feitos significativos na economia da moda em um modo geral. A Forever 21 tem enfrentado uma competição acirrada de outros varejistas em crescimento, como a Target; de outras empresas da chamada fast fashion (indústria onde tendências vão e vêm rapidamente, gerando consumo exacerbado e o desperdício de muitas peças que “não estão mais na moda”).

Em Goiânia as rede possui duas lojas: uma no Shopping Passeio das Águas e outra no Shopping Flamboyant.

A marca, que foi criada em 1984 pelo empresário sul-coreano Do Won Chang, passou a atuar no Brasil no ano de 2014 e tornou-se um fenômeno durante os seus primeiros meses de atuação em território nacional.

Conforme dados revelados pela revista Forbes, a marca conta com mais de 30.000 funcionários e teve um faturamento de aproximadamente 3,4 bilhões de dólares, cerca de 14,15 bilhões de reais, no ano de 2017.