Com chiclete para astronautas, estudantes de Goiânia vencem torneio de robótica da NASA

Equipe superou 70 equipes de 12 países na competição, que é considerada uma das mais importantes do mundo

Tainá Luíza Barreto Marques
Por Tainá Luíza Barreto Marques
058dfc30bc8b8b92adc51b54f0f81108

A equipe Gametech Canaã, do Sesi Goiás, conquistou o primeiro lugar no Torneio Aberto de Robótica de West Virgina. O torneio foi realizado no último final de semana, na universidade da Nasa, nos Estados Unidos.

O time conquistou o Champion’s Award, maior prêmio da competição, que é considerada uma das maiores do mundo. O grupo formado por sete alunos do Sesi Canaã superou 70 equipes de 12 países, dividindo o pódio com o time do Sesi Distrito Federal e um time dos EUA. 

Os goianos apresentaram nos Estados Unidos o chiclete para astronautas, que foi pensado após as pesquisas sobre o tema da temporada, Into Orbit – em órbita. Eles perceberam que, por conta da gravidade, os astronautas ficam com as vias superiores congestionadas e não conseguem sentir o sabor dos alimentos. Para aliviar o problema, são utilizados medicamentos para desobstruir o nariz, porém, o hábito de usar continuamente esse tipo de remédio pode causar vício e problemas de saúde. A solução criada foi o chiclete, que é uma goma de mascar feita com componentes da pimenta que auxiliam a desobstruir as vias superiores, permitindo que astronautas sintam o gosto da comida após mascá-lo. 

Além dos projetos de pesquisa, os estudantes foram avaliados pela construção do robô de Lego, pelo desempenho dessas máquinas em missões autômomas e pelo trabalho em equipe.