Coca-Cola entra no mercado de café e deve lançar o primeiro produto em agosto

O objetivo é ampliar o acesso do consumidor à categoria de cafés especiais, "tipo exportação"

Adelina Lima
Por Adelina Lima
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(Foto: Divulgação)

Os amantes de café vão ganhar uma opção a mais para saborear a 2ª bebida mais consumida do mundo. A Coca-Cola anunciou nesta semana que vai entrar no mercado de cafés usando a marca Leão, que já atua no segmento de chás. Em agosto, a empresa deve lançar o Café Leão, com grãos 100% arábica cultivados no país, com torra escura ou média. De acordo com a Coca-Cola, o objetivo é ampliar o acesso do consumidor à categoria de cafés especiais, “tipo exportação”.

O café feito com grãos 100% arábica (grão nobre e colhido manualmente) é chamado no mercado de café especial ou gourmet. Já no café comum, o mais consumido no Brasil, é feita uma mistura do tipo arábica com o tipo robusta (grão simples colhido por máquinas). A colheita mecânica não separa grãos maduros de verdes, o que afeta o sabor, segundo baristas.

Segundo o vice-presidente de Novos Negócios, Sandor Hagen, combinações de grãos do tipo arábica dificilmente chegam às casas dos brasileiros porque são, em grande parte, direcionadas ao mercado externo. Inicialmente, o Café Leão será vendido no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba. A previsão da empresa é oferecer os produtos nos principais pontos de venda de todo o país a partir de janeiro de 2017. Em setembro, de acordo com a Coca-Cola, os consumidores também poderão comprar o Café Leão em canais de venda na internet.