Cineteatro Afipe terá programação especial durante a Festa de Trindade

Palestras, momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, exibição de filmes e apresentações culturais

Adelina Lima
Por Adelina Lima
9b41695e250e0f887ce6ec4949ff2b07

O Cineteatro Afipe inicia suas atividades durante a Romaria 2016 com um momento de reflexão conduzido pelo presidente-fundador da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Pe. Robson de Oliveira, que é Superior Provincial dos Redentoristas de Goiás. A palestra traz o tema “A experiência da Fé”, com o objetivo de proporcionar aos romeiros um encontro com a verdadeira fé no Divino Pai Eterno.

O evento ocorrerá no dia 25 de junho, a partir das 10h. Ao longo de toda a Romaria, o Cineteatro oferece programação diversificada e conta com palestras, momentos de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, exibição de filmes e apresentações culturais.

O cronograma foi pensado especialmente para que os romeiros possam se aprofundar na fé e experimentar toda a misericórdia do Pai Eterno. Além disso, o Cineteatro também é uma opção de cultura, entretenimento e evangelização para os moradores da cidade de Trindade. O Cineteatro está localizado na Praça da Igreja Matriz, e os romeiros que desejarem mais informações sobre a programação durante a Romaria podem entrar em contato pelo telefone: 3505-1382.

A entrada do Cineteatro é gratuita, sendo que deve ser respeitado o limite da capacidade do espaço. Os ingressos podem ser adquiridos no local, a partir de uma hora antes de cada evento. O início das atividades do Cineteatro é uma das novidades da Romaria 2016.

História

O Cineteatro Afipe faz parte da história de Trindade e, antigamente, tinha o nome de “Cine Teatro Mara”. O nome era uma homenagem à filha primogênita do então proprietário, o casal trindadense João Alves Carvalho, conhecido como Pirarara, e sua esposa, Edna Eva Alves. O casal decidiu montar um cinema na cidade para trazer à população e aos romeiros uma opção cultural.

A inauguração aconteceu em 21 de abril de 1956, com a exibição do filme “A Viúva Alegre”. O espaço era bastante frequentado e passou a sediar também outros eventos e reuniões políticas. Em 1961, o casal Pedro Batista Sobrinho e Gercina Alves Sobrinho se tornou proprietário do “Cine Teatro Mara”. O negócio familiar era administrado pelo filho Arlindo Batista da Silva. O espaço foi ampliado e, nos fundos, funcionava como o Clube Recreativo. O local se tornou o ponto de encontro da sociedade trindadense na década de 1970, que o frequentava em eventos como bailes e comemorações cívicas da juventude.

 Após alguns anos, com o fechamento do clube e algumas mortes na família, o responsável pelo cinema passou a ser Alexandre Freire Filho, que é neto de Pedro Batista Sobrinho. Ele foi reaberto na década de 1990, também com um espaço de eventos.

Naquela época, o espaço foi palco para apresentações de peças teatrais do grupo Desencanto e outros grupos trindadenses, sediando edições do Festival de Teatro da cidade. Com o passar dos anos, o movimento do local foi diminuindo e, com isso, passou a ter dificuldades de funcionamento. Voltou a ser fechado e ficou inutilizado por vários anos.

Em 2014, a Afipe iniciou as obras de reforma, restauração e ampliação do novo espaço de eventos. E a Romaria do Divino Pai Eterno 2016 foi o período escolhido para o início das atividades do agora Cineteatro Afipe, que está de portas abertas para acolher romeiros e moradores de Trindade, com eventos culturais, sociais e de evangelização.

De acordo com reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Edinisio Pereira, cultura de qualidade e evangelização nunca podem andar separadas. “Sem dúvida alguma que isso torna-se mais um local de evangelização, mais um local onde o devoto do Pai Eterno poderá vir e, não apenas, participar de momentos religiosos, mas culturais. Evangelização também é cultura e os dois andam juntos ao mesmo tempo”, explica.

 

Confira toda a programação do Cineteatro Afipe durante a Romaria 2016: 

25/06 (SÁBADO)

10h – Palavra do Pai, com Pe. Robson de Oliveira:  “A experiência da fé”

13h – Filme “O Servo de Deus, Pe. Pelágio”

15h30 – Adoração ao Santíssimo, com Pe. Edinisio Pereira

 

26/06 (DOMINGO)

10h – Adoração ao Santíssimo, com Pe. Welinton Silva

12h – Filme “Terra de Maria”

16h – Banda Luar, da Vila São Cottolengo

18h – Quadrilha Balancê

 

27/06 (SEGUNDA-FEIRA)

10h – Filme “Irmã Dulce”

13h – Filme “O Servo de Deus, Pe. Pelágio”

15h – Filme “Santa Rita de Cássia”

18h – Filme “Cartas para Deus”

 

28/06 (TERÇA-FEIRA)

10h – Filme “Santa Rita de Cássia”

18h – Núcleo de Música Popular Basileu França

 

29/06 (QUARTA-FEIRA)

10h – Terço e Louvor, com Irmãs da Copiosa Redenção

16h – Tarde de Louvor e Adoração da Juventude

 

30/06 (QUINTA-FEIRA)

10h – Filme “O Servo de Deus, Pe. Pelágio”

13h30 – Filme “Irmã Dulce”

18h – Banda Sinfônica Jovem de Goiás

 

01/07 (SEXTA-FEIRA)

10h – Adoração ao Santíssimo, com Pe. José Bento

14h30 – Filme “Cartas para Deus”

18h30 – Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás

 

02/07 (SÁBADO)

10h – Palavra do Pai, com Pe. Robson de Oliveira: “O Pai Eterno é Misericordioso”

15h30 – Palestra “Ação Social e Solidariedade”, com Pe. Reinaldo Martins

18h – Filme “Terra de Maria”

 

03/07 (DOMINGO)

11h – Orquestra Sinfônica de Goiânia

 

*Entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.

**Retirada dos ingressos a partir de 1 hora antes do evento, até o limite da capacidade do Cineteatro.