Cineasta Agnés Varda morre de câncer aos 90 anos

A cineasta francesa foi responsável por produções como como 'Os Renegados' e 'As Duas Faces

Natália Souza
Por Natália Souza
c75fe5dcff9430473d4237026b6b0d7c

A cineasta belga, radicada na França, morreu na madrugada desta sexta-feira (29/03) aos 90 anos. De acordo com um comunicado, ela faleceu em casa devido o seu câncer, e estava rodeada pela sua família e amigos nesse momento difícil.

Agnés Varda

Agnés Varda era uma das vozes da nouvelle vague, movimento dos anos 1960 que marcou o cinema francês e as gerações que se seguiram. Ela dirigiu filmes como ‘Os Renegados’, ‘As Duas Faces da Felicidade’ e ‘Cléo das 5 às 7’, produções da década de 60 a 80.

A cineasta já apresentou mais de 12 filmes entre os anos 1958 e 2018, sendo uma personalidade frequente no Festival de Cannes. E, depois de compor o júri da mostra duas vezes, ela ganhou uma Palma de Ouro pelo conjunto da obra em 2015.

Em 2018, Agnés foi indicada ao Oscar pelo seu documentário ‘Visages Villages’, que tratava sobre a sua jornada no interior da França fazendo retratos e recolhendo histórias dos moradores de vilarejos, junto com o artista JR.

Seu último trabalho foi o documentário chamado ‘Varda par Agnès’ que  tratando sobre a sua obra em frente ao público, ao vivo.

 

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

Capa: Divulgação / Agnés Varda