18/08/2019 18:29
Serviço / Serviços Públicos

Cidadãos de baixa renda podem ter acesso gratuito à primeira CNH em Goiás

A previsão é que a CNH Social seja implantada a partir de 2020

Bianca
por Curta Mais

O governador Ronaldo Caiado enviará à Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê a implantação do programa CNH Social no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás. A proposta é formar, qualificar e habilitar cidadãos de baixa renda para que tenham acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação.

A isenção contemplará as taxas do Detran-GO, além das aulas teóricas e práticas. O anúncio foi na tarde desta quinta-feira, dia 4, durante a apresentação do balanço dos seis primeiros meses de gestão da nova diretoria da autarquia. O programa demandará investimentos de R$ 11,6 milhões.

Conforme adiantou o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, o projeto será dividido em três categorias: Estudantil, Rural e Urbana. A primeira visa atender estudantes de escola pública com idade entre 18 e 21 anos. Para eles, serão destinadas 2.236 habilitações, pela CNH Social Estudantil. As vagas serão distribuídas de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior, em escala decrescente.

A CNH Social Rural será destinada a pessoas com mais de 21 anos, que tenham, no mínimo, o ensino fundamental, exerçam atividade rural e tenham declaração de aptidão do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf – pessoa física). Estão previstas inicialmente 2.946 CNHs para população da rural em todos os 246 municípios goianos.

Os inscritos no Cadastro Único dos programas sociais governamentais também serão contemplados. A CNH Social Urbana prevê três mil vagas. Elas serão destinadas a quem preencher os critérios sociais, for maior de 21 anos e tiver o ensino fundamental. Os candidatos não podem ter sido condenados judicialmente na esfera cível ou criminal e nem possuir renda familiar superior a dois salários mínimos. Serão oferecidas oportunidades para habilitação para motocicleta e automóveis (A, B e AB).

A previsão é que a CNH Social seja implantada a partir de 2020. A minuta do projeto vai para Casa Civil para análise e de lá, seguirá para a Assembleia Legislativa, onde será votado. Após a aprovação volta ao Executivo para sanção do governador Ronaldo Caiado.

(Via Comunicação Setorial do Detran-GO)

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Serviço

Goiânia recebe feira com mais de 800 vagas de emprego e estágio nesta sexta-feira

Projeto IEL em Ação é realizado em parceria com shoppings de Goiás, capacita e encaminha estudantes para o mercado de trabalho gratuitamente


+ Serviço

Goiânia ganha primeiro estacionamento exclusivo para autistas

Iniciativa pioneira no Brasil, Goiânia agora possui vagas de estacionamento com uma comunicação visual lúdica, colorida e emocional para autistas


+ Serviço

Canadá abre 430 vagas de emprego para brasileiros

Além de emprego na cidade de Quebec, os brasileiros também podem participar seleções para bolsas-de estudo de até 40 mil dólares canadenses


+ Serviço

Centro de Línguas da UFG abre inscrições para o segundo semestre de 2019 em Goiânia

São ofertadas vagas para Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol e Mandarim com um preço único para todo o semestre


+ Serviço

Cursinho pré-vestibular da UFG está com inscrições abertas em Goiânia

Cursinho da Federal é gratuito, voltado para pessoas de baixa renda para auxiliar o aluno a conseguir aprovação nas instituições de ensino superior


+ Serviço

Confira as mudanças no trânsito da região da 44 em Goiânia

Durante os cinco meses da obra, o trânsito local sofre várias mudanças e é bom se preparar!


+ Serviço

Valor da vistoria do Detran fica quase 40% mais barata em Goiás

O novo valor da vistoria passa a valer nos próximos dias, assim que forem cumpridos os trâmites burocráticos



TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.