Chuva de meteoros poderá ser vista nesta madrugada

O melhor período para observar uma chuva de meteoros é sempre após a meia-noite

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Se o tempo ajudar, você poderá ver algumas muitas “estrelas cadentes” entre os dias 08 e 09 de outubro, pois é justamente nessa data que acontece o pico da chuva de meteoros Draconidas (momento em que a maior taxa de meteoros pode ser observada a cada hora).

Essa chuva de meteoros, também conhecida como Draconídeas ou Dracónidas, acontece todos os anos nessa mesma época, conforme a Terra passa pelos rastros de um cometa.

Como seu próprio nome diz, a chuva de meteoros Draconidas irradia a partir da constelação de Draco (Dragão), próximo das estrelas Deneb, Altair e Vega. Mesmo assim, os meteoros dessa chuva também podem surgir em outras constelações, preferencialmente na região norte do céu.

Apesar de ser melhor vista a partir do hemisfério norte, observadores do hemisfério sul também poderão visualizar alguns meteoros, já que as estrelas Deneb, Altair e Vega estarão visíveis a norte.

O melhor período para observar uma chuva de meteoros é sempre após a meia-noite, porém, nesse horário, a constelação de Draco já estará escondida abaixo do horizonte, sobretudo para observadores no hemisfério sul. Isso não significa que após a meia-noite não poderemos ver os meteoros, pois como foi dito acima, eles podem aparecer em outras regiões do céu.

A taxa de meteoros da chuva Draconidas (quantidade de meteoros que podem ser vistos a cada hora) varia bastante a cada ano, porém, a NASA estima que durante seu pico de 2015 (entre os dias 08 e 09 de outubro), poderemos ver algo em trono de 10 a 20 meteoros por hora riscando o céu.

Outro fator importante, que ajudará na observação dessa chuva de meteoros, é que a Lua não está na fase Cheia, e sim no início de sua fase crescente, o que permite uma excelente visão do céu noturno, já que o nosso satélite natural só vai nascer a leste após a 03h00 da madrugada (horário local).

Para observar uma chuva de meteoros você não precisa de nenhum equipamento, como binóculos ou telescópios. Como os meteoros cruzam o céu a uma alta velocidade, o melhor é visto a olho nu.

Procure uma região longe da poluição luminosa (postes de luz e grande cidades), assim sua visão não será ofuscada pelo brilho das luzes artificiais.

Portanto, se você encontrou um local apropriado para acompanhar essa chuva, deite ou sente-se em uma posição confortável e observe a região norte do céu. Não desgrude os olhos, pois esses meteoros não costumam durar mais do que 2 segundos. É importante lembrar que até o fim do ano teremos grandes chuvas de meteoros, como a Orionideas que é perfeitamente vista a partir do hemisfério sul, e a Leônidas, com uma taxa de aproximadamente 100 meteoros a cada hora.

Com informação de Galeria do Meteorito

Fique de olho! O canal do Youtube Perseidas costuma fazer transmissões ao vivo: