Chocolate pode estar com os dias contados

Alterações climáticas podem levar à extinção do cacau, mas cientistas já estudam novas fórmulas de manipular o doce

Adelina Lima
Por Adelina Lima
99dc33d0beafb783445e695d52eaedf4

Chocolovers de plantão podem ficar um pouco tristes com essa notícia, mas é que especialistam estão alertando para a existnção do cacau, fruta que dá origem ao chocolate. A alerta é de com as alterações climáticas até 2050 será quase impossível que cultivar a panta do cacau. A conclusão é de um estudo da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOOA), de norteamericanos.

Os maiores produtores de cacau são Costa do Marfim, Gana e Indonésia. É de lá que se produzem mais da metade de todo o chocolate no mundo. Nestes países é esperado que a temperatura ganhe 2° por ano até 2050, gerando perda de humidade do solo, essencial para a produção da planta.

A esperança agora para que o chocolate não desapareça de nossas vidas é de que sejam manipuladas sementes de cacaueiro que suportem condições específicas de clima, como a seca.

Outra boa notícia é que a produção de cacau no Brasil cresceu 28% no último ano (IBGE 2017). Apesar de não ser um país que encabeça a lista de produtores de chocolate, podemos ser um território favorável ao cultivo da planta e quem sabe um dos maiores do mundo? Cacau por aqui acho que não vai faltar. Bahia é o estado que mais produz o fruto no país, sendo responsável por 54% da safra. Em segundo lugar, fica o Pará, com 40% da safra.

Leia mais: 16 lugares para saborear chocolates artesanais em Goiânia

O cupuaçu também tem sido o novo “chocolate sem cacau”, já que a versão orgânica do doce vem sendo estudada sob várias alternativas. Mas se o cacau persistir em desaparecer, alguns cientistas já estão desenvolvendo chocolates de laborátorio, que preservam sabor e textura do alimento. Ainda que artificial, pode ser a única forma de matar a vontade de comer chocolate no futuro.