19/06/2019 09:57
Tecnologia e Inovação / Inovação

Centro de Empreendedorismo da UFG recebe certificação inédita no país

O CEI apoia a criação de negócios e promove formação empreendedora para acadêmicos e comunidade

Isabela
por Isabela Albuquerque

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI UFG) é o primeiro ambiente de inovação do país certificado como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne 2), por boas práticas em gestão, relacionamento com empreendedores, geração e prospecção de negócios.

A certificação é conferida pela Associação Nacional das Entidades de Apoio a Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Cerne é um modelo de maturidade para incubadoras de empresas que visa promover a melhoria expressiva de seus resultados nas diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos. Tem como objetivo criar um modelo e padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos.

”Nossa equipe é comprometida com estes princípios, fomos a primeira incubadora do Centro-Oeste certificada com o Cerne 1, e agora somos referência para o país com o Cerne 2”, comemora a gerente Emília Rosângela Pires.

O presidente da Anprotec Carlos Alberto Aranha cumprimentou os goianos pela conquista. ”Parabéns! Minha aposta em Goiânia tem sido grande. Na minha opinião já estão entre os 15 melhores ecossistemas do Brasil”, concluiu.

A certificação pelo Cerne 2 envolveu a qualificação da equipe, e contou com o apoio do consultor Luiz Fernando Gelape, da Gere Consultoria, para o planejamento estratégico. As ações foram direcionadas para a gestão do CEI, priorizando a ampliação da incubadora, a gestão estratégica e a ampliação dos limites.

Isto significa que o CEI está prestando bons serviços à comunidade, que planeja e administra suas ações estratégicas, e que avalia os seus resultados e impactos.

CEI

O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG é um programa vinculado à Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG (PRPI), que apoia a criação, o desenvolvimento e a consolidação de negócios, além de promover formação empreendedora, e estimular a pesquisa e a inovação.

De acordo com a diretora de Transferência e Inovação Tecnológica, Helena Carasek, receber a certificação do Cerne 2 tem grande significado para a UFG. “A Universidade tem investido de forma consistente em inovação e este é um dos resultados desse esforço ”.

Helena Carasek afirma que o CEI-UFG está prestes a completar 15 anos, mas salienta que o seu amadurecimento e a sua contribuição ao ecossistema de inovação de Goiás resultam não apenas desses anos de experiência.

Por meio dos programas de pré-incubação e incubação, o CEI oferece cursos, workshops, mentorias e assessorias em gestão, mercado e finanças, apoiando o desenvolvimento de ideias, produtos e a criação de empresas. Atualmente, existem 12 empresas incubadas e 9 projetos pré-incubados.

Vinte e cinco empresas já alcançaram a condição de graduadas por possuírem autonomia financeira e de mercado. O CEI  apoia ideias e projetos e negócios em todas as áreas de atuação da UFG.

Formação Empreendedora

O UFG Empreende é um dos programas voltados à capacitação de acadêmicos e comunidade em geral que desejam iniciar a jornada empreendedora. Durante a formação, o aluno aprende conceitos básicos de empreendedorismo, identificação de oportunidades e validação de negócios.

O CEI promove também desafios e outras atividades colaborativas para alunos da UFG e de outras instituições de ensino superior de Goiás. Uma das atividades é a OEU – Olimpíada Empreendedorismo Universitário realizada anualmente, estimula o espírito de equipe, o compartilhamento de conhecimentos e desperta habilidades empreendedoras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Tecnologia e Inovação

Conheça o Google Stadia, serviço que permitirá que você jogue games de console em qualquer lugar

A nova plataforma de streamings da empresa promete oferecer grandes jogos por um preço competitivo


+ Tecnologia e Inovação

UFG inaugura Usina Solar Fotovoltaica no Câmpus Samambaia gerando economia de 2.575,91 MWh/ano

Prédios da Biblioteca Central, Centro de Eventos, Escola de Música e Artes Cênicas receberam placas solares, além do Centro de Aulas das Engenharias na Praça Universitária


+ Tecnologia e Inovação

 Conheça um celular que só faz ligações e envia mensagens e já vendeu 10 mil unidades de sua primeira versão em todo o mundo

O Light Phone 2, da startup Light, é um celular minimalista pensado para quem quer fugir de redes sociais e internet


+ Tecnologia e Inovação

Xiaomi demonstra primeiro smartphone com câmera sob o display

A tecnologia é inovadora, mas deve utilizar os mesmos recursos de leitores digitais sob a tela


+ Tecnologia e Inovação

UFG busca estudantes para maratona tecnológica em Goiânia

Experiência é voltada para apaixonados por programação, design e liderança em diferentes áreas do conhecimento


+ Tecnologia e Inovação

Roadsec: maior evento de tecnologia e hacking da América Latina chega a Goiânia

O evento é o principal espaço para que talentos se revelem ao mercado de segurança da informação


+ Tecnologia e Inovação

Apple anuncia novo iPod touch

Com o mesmo design, o novo iPod é a sétima geração do tocador de músicas mais popular do século


+ Tecnologia e Inovação

Estudante brasileira de escola pública vence feira mundial de ciências e ganha asteroide com seu nome

Duas estudantes brasileiras de escolas públicas tiveram suas pesquisas reconhecidas na ISEF, a maior feira científica do mundo para estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.