Centro Cultural Oscar Niemeyer

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O Centro Cultural Oscar Niemeyer, também conhecido como CCON, é um complexo de espaços culturais situado na região sul da cidade, inaugurado em 30 de março de 2006, é composto pela Esplanada da Cultura, praça de 26 mil metros quadrados, destinada a exposições, apresentações artísticas, eventos e shows. Estão localizados nesse complexo:

Museu de Arte Contemporânea
O MAC é, hoje, uma das unidades do Centro Cultural Oscar Niemeyer, mas foi fundado em 1988 no Edifício Parthenon Center, no Setor Central de Goiânia. A mudança de endereço serviu para impulsionar as visitas ao museu, que agora faz parte de um complexo cultural e, por ter sido projetado por um dos arquitetos mais famosos do Brasil, tem em sua sede uma obra de arte. O espaço é formado pelo salão principal e pela sala Samuel Costa, onde acontecem diversas exposições. O MAC tem em seu acervo mais de 900 trabalhos de artistas locais como Siron Franco e Antônio Poteiro, e até dos Irmãos Campana, famosos em todo o país. Em novembro o Museu inaugura três exposições: no dia 26, serão exibidas as mostras “A Imagem Adquirida e A Arte” e “Memória Roubada”, ambas de Ana Maria Pacheco; e no dia 28, inaugura-se a exposição “Múltiplo Leminski”, com as obras do letrista e compositor Paulo Leminski.

Quanto: entrada franca
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 16h / sábado e domingo, das 10h às 17h
É preciso agendar a visita? Não.
Mais informações: 3201-4918 / 3201-4923

Biblioteca
O prédio é um grande retângulo, onde estão as bibliotecas cultural, infantil e virtual, além da administração, cinemas, praça de alimentação, bar, cafeteria e lojas. Os homenageados, que denominam os pavimentos, são os escritores Bernardo Élis e José J. Veiga; e o historiador Paulo Bertran. O auditório recebeu o nome do arquiteto Tadeu Baptista e as salas de cinema receberam os nomens dos cineastas Glauber Rocha e João Bênnio.

Palácio da Música
O Palácio da Música Belkiss Spenzièri é uma grande cúpula, que tem um teatro, com fosso para orquestra, tratamento acústico e espaço confortável para os artistas e para o público. A musicista Belkiss Spenzièri Carneiro de Mendonça, que dá nome ao Palácio da Música, foi a grande dama da música erudita em Goiás e brilhou também nos palcos do Brasil e de vários outros países.

Monumento aos Direitos Humanos
O Monumento aos Direitos Humanos é uma obra dedicada a todos aqueles que lutaram e lutam pelo bem-estar da humanidade e presta homenagem a pessoas importantes para cultura de Goiás. O auditório recebeu o nome da musicista e escritora Lygia Rassi e o espaço denominado Sala Célia Câmara, lembra uma das mais aguerridas produtoras culturais do estado de Goiás.