Celulares irregulares serão bloqueado em Goiás e Distrito Federal

Aparelhos irregulares habilitados a partir de ontem nas operadoras de telefonia móvel em Goiás e no Distrito Federal serão bloqueados

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
a0fdb4178ddaf89873ccec5de940dfb9

A partir do dia 9 de maio, todos os aparelhos irregulares, habilitados a partir de ontem (22), em Goiás e no Distrito Federal serão bloqueados. Na última quinta-feira, as prestadoras de serviços começaram os testes do sistema de bloqueio para avaliação de sua eficácia.

Aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida será estendida a todos os estados, até março de 2019. Seu objetivo é acabar com o uso de telefones móveis não certificados, com IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado, além de outras formas de fraude.

Quem já tiver um aparelho celular irregular, não terá seu aparelho bloqueado, desde que não altere seu número. De acordo com a Anatel, celulares comprados no exterior continuarão funcionando no Brasil mas, para isso, será preciso que sejam certificados por instituições equivalentes à agência brasileira.

A Anatel afirma que esses aparelhos passam por uma série de testes de segurança antes de chegarem às mãos dos consumidores. Os motivos são: evitar problemas à saúde, não afetando as redes de telecomunicações, sendo o mais confiáveis possível.

“Aparelhos irregulares podem ser perigosos para a saúde do usuário por apresentarem grande quantidade de chumbo e cádmio, não possuírem garantias em relação a limites de radiações eletromagnéticas e utilizarem materiais de baixa qualidade, como baterias e carregadores mais sujeitos a quebras. Além disso, eles tendem a apresentar problemas de queda de chamadas e falhas na conexão de dados”.

O número do IMEI pode ser encontrado na caixa do celular, no adesivo atrás da bateria ou ao digitar *#06#. A agência recomenda que esses números devem ser conferidos no momento da compra do aparelho. Porque, caso os número sejam diferentes, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.

Os aparelhos que utilizam mais de um chip, é preciso verificar o IMEI para cada um, por isso é importante conferir todos os números.

Imagem: reprodução da internet