Cebola que não faz chorar chega ao Brasil

A nova variedade chamada ‘Dulciana’ deve aparecer no mercado nacional nos próximos dias

Adelina Lima
Por Adelina Lima
f0c0bac48056d683d656c2d9a4f261a1

Começou a ser produzida no Brasil uma cebola que não faz chorar. Ela deve chegar ao mercado brasileiro nas próximas semanas com a safra 2017. O produto é resultado de uma pesquisa de 20 anos produzida pela multinacional alemã Bayer, que conseguiu reduzir a quantidade de enxofre liberado durante o corte do legume, responsável por irritar os nossos olhos e nos fazer chorar.

A nova variedade de cebola é chamada Dulciana e está sendo cultivada em São Paulo. A pesquisa que resultou na sua produção começou com a avaliação das variedades já existentes e, depois, com a seleção daquelas que tinham as características desejadas. Ao final, foi realizado um cruzamento genético entre elas.

O principal intuito da pesquisa, no entanto, não é nem o de fazer o cozinheiro parar de chorar, mas sim garantir um consumo maior do legume melhorando o seu sabor. Um estudo da Câmara Setorial de Cebola da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri) havia constatado que, nos Estados Unidos, o consumo tornou-se maior quando cebolas menos ácidas e mais suaves entraram no mercado do país.