Brasileiro Marcelo Gleiser é o vencedor do prêmio Templeton, o ‘Nobel da espiritualidade’

Honraria já foi concedida a Madre Teresa de Calcutá e Dalai Lama

Anna Karla Lacerda
Por Anna Karla Lacerda
40cc583bae955b01000a85cc6cadb323

O físico brasileiro Marcelo Gleiser recebeu hoje o prêmio Templeton, considerado o “Nobel da espiritualidade”. O reconhecimento se deu aos 35 anos de dedicação ao trabalho do físico e cosmólogo relacionado aos mistérios da existência. É a transcendência em questão, não se trata de prêmio religioso, para ele a ciência é “o engajamento com o mistério”

A honraria no valor de 1,1 milhão de libras esterlinas (cerca de R$5,5 milhões) será entregue em cerimônia oficial no dia 29 de maio em Nova York.

Marcelo é professor de Física e Astronomia ocupa a cátedra Appleton de Filosofia Natural no Dartmouth College, em Hanover, Nos EUA e, como cientista, desenvolve pesquisa sobre a origem do universo e da vida além da criação de um microchip capaz de melhorar a performance do IPhone.

De um lado atua como cientista e físico teórico, de outro como intelectual ao escrever livros, ensaios e fazer documentários. Esse semestre lançará o livro “O caldeirão azul”.

Ao anunciar o prêmio, a presidente da Fundação Templeton, Heather Templeton Dill, lembrou-se do seu avô, John Templeton, ao afirmar que Gleiser incorpora dois valores especialmente importantes: “a busca da alegria em todos os aspectos da vida e a profunda experiência humana de maravilhamento e contemplação”. 

O brasileiro é um incansável ao oferecer visão coesa e justa sobre a Humanidade.

“Ele mantém a mesma sensação de maravilhamento contemplativo que experimentou pela primeira vez quando criança na praia de Copacabana, contemplando o horizonte ou o céu noturno estrelado, curioso sobre o que está além”, acrescentou Heather, em texto divulgado pela instituição.

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

Capa: Divulgação