Brasileiro cria filtro que impede bueiros de serem entupidos

O filtro separa o lixo da água contribuindo para a limpeza das ruas e a preservação de rios

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
0bf7a9ffebd60e49991a9fc61ffb4258

Chuva é sinônimo de enchentes e alagamentos em muitas cidades brasileiras. Isso normalmente acontece nas áreas urbanas em razão de um motivo: excesso de lixo nos bueiros. Com isso, o local responsável pela vazão d’água fica entupido e as ruas começam a encher causando vários transtornos em todos os âmbitos.

Foi refletindo neste problema que o brasileiro Tiago dos Santos, de Blumenau (SC), teve uma brilhante ideia: desenvolver uma tecnologia que pudesse impedir que os bueiros não entupam mais.

Inspirado em um modelo que já está sendo testado fora do país, Tiago criou um sistema é simples: um equipamento que funciona como um filtro, deixando a água passar e retendo todo o lixo. O catarinense foi lá e tirou do papel o projeto, implementando no bueiro em frente ao seu trabalho (onde mais incomodava a situação).

5e404afd502746b5f714c39d52bbcbf1.jpg

Não satisfeito, Tiago deixou um bilhete com os dizeres “A água passa, o lixo fica e o rio agradece” com a intenção de conscientizar aqueles que passam pela rua, e quem sabe, conquistar clientes que desejam instalar um filtro semelhante na rua de suas casas ou comércios.

A resposta foi tão positiva que parte do poder público se mostrou interessada a discutir alternativas de implementar novos filtros pela cidade.

Imagens: Reprodução