10/12/2019 13:06
Gastronomia / Feijoadas

Brasileira ou não? Conheça a curiosa história por trás da feijoada

Surgida pela primeira vez em 1833 no Brasil, à controvérsias que dizem que a feijuca não é brasileira

Hérica
por Hérica Marissa

Há quem diga que a tradicional feijoada, vulgo feijuca para os íntimos, tem sua origem 100% brasileira. Mas, há quem duvide, e até tenha viajado a Europa, e estudado sobre as regionais do prato, só para provar que a queridinha do Brasil de fato não é brasileira. 

O jornalista Leandro Narloch é escritor brasileiro, já foi repórter da revista Veja, editor e colunista de outras revistas importantes e autor do "Guia Politicamente Incorreto do Brasil". Segundo uma pesquisa histórica seguida à risca ele afirma que “Nem índios nem negros tinham o costume de misturar feijão com carnes, e ainda afirma que a técnica é mais antiga: vem do Império Romano”. escreveu. 

Sua teoria faz muito sentido, pois foi exatamente na Europa que surgiram prato associados à feijoada como o cassoulet francês com feijões brancos misturados à carnes de porcos, aves, legumes… E assim nasceu um dos pratos mais tradicionais da França. Outro prato que aproxima muito da nossa ‘feijuca’ é a fabada asturiana, um prato com misturas de feijão branco com carnes pouco nobres como orelha e rabo de porco.

620e6fc51799836bc22c100d6c922e27.jpgFoto: Goole reprodução / cassoulet francês


337d22d018b0227954e57ac155cfa3ab.jpgFoto: Goole reprodução / fabada asturiana

E no Restaurante Quinta do Minho você pode se deliciar com uma feijoada  transmontana a là Portuguesa. Eles fazem um prato, que para os goianos, é brasileiríssimo sim, embora tenha grande influências da culinária portuguesa, a tradicional feijuca, uma iguaria que veio das terras portuguesas direto para a mesa goiana, que atende pelo nome de ‘feijoada à transmontana’. Um prato tipicamente português que tem origem na região de Candedo em Portugal, Com feijões pretos, e textura encorpada a feijuca diferenciada conquistou fácil o paladar dos conterrâneos. 

944779455c19a3e30dbdd4952d818fc4.jpg

O jornalista também sugere que a feijoada ‘inventado no Brasil’ pode não ser a feijoada propriamente dita, mas sim a feijoada de ‘feijão preto’, ao qual sugerem os especialistas que foi um feijão trazido da África em navios que transportavam escravos. E o surgimento do prato pela primeira vez foi cerca do ano de 1833 no cardápio do elegante Hotel Théâtre em Recife, e ele aparecia com o nome de “feijoada à brasileira”. Mas é como diria Pépe Laytano: “Todo prato é uma mistura de influências. Com a feijoada não seria diferente”. 

No Quinta do Minho você pode apreciar diversos pratos com sabor da tradição portuguesa, além da queridinha feijoada  transmontana que é servida aos sábados, com uma mistura de sabores de Brasil e Portugal. As cores dos pratos são um convite aos olhos para o enriquecido sabor dos pratos. Portugal tem os melhores vinhos, e lá você encontra uma rica carta da bebida portuguesa. E para melhor harmonizar com o clima brasileiro a casa oferece drinks dos deuses, e sobremesas de deixar você babando de vontade como o pastelzinho de nata. 


Para você assinante do Clube Curta Mais o restaurante Quinta do Minho oferece 30% de desconto para o assinante e um acompanhante!

Serviço

Quinta do Minho

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, nº 2690 - Jardim Goiás, Goiânia - GO

Horário de funcionamento: Segunda a casa é fechada / Terça a Sexta de 12h às 14:30h e 19h às 23:30h / Sábado de 12h à 16h e 19h às 23:30h / Domingo de 12h à 16h

Telefone: (62) 3607 3669


2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter


NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Gastronomia

Renomado Chef da ‘cozinha goiana’ ensina os sabores de Goiás em Búzios

Imagine participar de um evento onde as cozinhas francesa, borgonha e do cerrado conversam entre si em um hotel à beira mar regado a muito vinho


+ Gastronomia

Aos 19 anos, cozinheiro de Goiânia inova com sofisticação em pratos inspirados no cerrado

Lorenzo já é referência gastronômica pela experiência em restaurantes renomados de São Paulo


+ Gastronomia

As melhores opções de gastrobar de Goiânia

A Curadoria do Curta Mais separou uma lista incrível com as melhores opções da capital


+ Gastronomia

Cão Véio Goiânia comemora 1 ano com presença do Chef Henrique Fogaça

A noite será regada a muito Rock n’roll, boas bebidas e a presença do Chef e sócio do marca, Henrique Fogaça


+ Gastronomia

Restaurante italiano de Goiânia faz sorteio de uma festa para 50 convidados

A ação já começou e encerra-se no dia 09 de dezembro


+ Gastronomia

Drive thru em Goiânia revoluciona o tradicional e desejado 'disco de carne' com picanha suculenta e molhos especiais

O nosso petisco favorito de boteco e lanchonetes, agora dentro dessa proposta genial


+ Gastronomia

Com vitrine e parrilla uruguaia, Karnivora reinventa a forma de servir carnes nobres a preços acessíveis em Goiânia

Na steakhouse que é referência em carnes premium, o cliente pode escolher seu corte em uma vitrine repleta de carnes nobres nacionais e importadas


+ Gastronomia

15 comidinhas de rua legitimamente goianas que todo turista precisa conhecer

Carro da pamonha, jantinha no almoço e fruta no copo: veja as diversas "invenções" e tradições da culinária de rua de Goiânia


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.