Black Friday: a dança dos descontos e a origem cômica do dia das pechinchas

A Black deste ano acontece no dia 24 de novembro, última sexta-feira do mês

Julia Macedo
Por Julia Macedo
d86797aff17a21cd9dc0daf2766b8627

A corrida pelo melhor preço já virou tradição de Black Friday. Durante os dias que antecedem a data, consumidores pesquisam promoções mais atrativas para seu bolso e quando encontram, vale até acampamento na porta das lojas. Quem nunca, né?

Neste ano, o famoso Dia das Pechinchas acontece no dia 24 de novembro, a última sexta-feira do mês, no mundo todo. Mas, por falar nisso, você sabe por quê a Black Friday sempre acontece às sextas? Vem que a gente te explica!

Nascida na Filadélfia (EUA) nos anos 1950, a Black Friday tornou-se uma tradição de consumo que, posteriormente, se espalhou para muitos outros países. No dia seguinte à Ação de Graças, as lojas começaram a abrir mais cedo, surpreendendo os consumidores com o mais variado estoque de produtos com descontos significativos.

Para os lojistas, aquela era a oportunidade perfeita para atrair consumidores com promoções mega especiais, e oficializar o início da temporada de compras de Natal.

À medida que a popularidade da Black Friday cresceu, a tradição de compras no dia após o feriado se espalhou por todo o país e, pouco depois, pelo mundo. O evento alcançou um patamar tão elevado que muitas pessoas acampam em frente às lojas, na noite anterior, a fim de serem os primeiros a aproveitar as promoções.

Com a ampliação da internet e das compras online, cresceu também o alcance da Black Friday, permitindo que as pessoas pudessem aproveitar as ofertas sem sair de casa. Agora, você já pode acampar no sofá de casa, com um computador ou celular em mãos, para tentar garantir as melhores oportunidades de descontos primeiro.

A primeira Black Friday a ser realizada no Brasil aconteceu no ano de 2010, onde cerca de 50 lojas do varejo nacional adotaram a data já utilizada nos Estados Unidos, conhecida pelo grande número de vendas de produtos com descontos.

 

Mas, de onde veio o termo?

Com origem incerta, a “Black Friday” permeia entre mistérios e incertezas. Uma das histórias mais conhecidas, diz que o termo “Sexta-feira Negra” foi usado pela primeira vez no século 19, como um esquema criado por investidores para aumentar suas vendas.

Jay Gould e Jim Fisk são apontados como precursores do evento que procuravam por formas de controlar o mercado de ações de ouro nos Estados Unidos – o que era ilegal. Os dois conseguiram fazer o preço das ações disparar e enriqueceram, mas o governo teria tomado medidas extremas, vendendo o estoque de ouro que tinham guardado.

O resultado: uma rápida desvalorização, que aconteceu em uma sexta-feira, ficando conhecida como “black friday”.

Imagem: Reprodução TV Integração

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.