20/11/2017 11:18
Notícias / Conteúdo

Belém ganha título de Cidade da Gastronomia da Unesco

Capital do Pará é conhecida pela diversidade de sabores

2085    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Belém ganhou o título pela gastronomia.

A premiação foi anunciada pelo próprio prefeito da cidade ganhadora: Belém, capital do Pará. Zenaldo Coutinho, anunciou nesta sexta, 11, que a cidade recebeu o cobiçado título de Cidade da Gastronomia concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A candidatura da capital paraense foi apresentada em julho pela prefeitura de Belém, a partir de um trabalho de pesquisa elaborado pelo instituto Atá e o instituto Paulo Martins, em parceria com muitas instituições da sociedade civil da Amazônia.

Outras cidades brasileiras também entraram na lista - Salvador pela música e Santos na categoria cinema.

A Unesco incluiu em sua Rede de Cidades Criativas além de cidades do Brasil, lugares do México, Colômbia e Uruguai. No caso mexicano, San Cristóbal de las Casas passa a fazer parte da categoria de artesanato e artes populares, Ensenada como gastronomia e Puebla em design, enquanto a colombiana Medellín integrou a lista de música e a uruguaia Montevidéu de literatura.

Na lista já figuravam, na região da América Latina e do Caribe, as cidades de Bogotá (música), Buenos Aires (design), Curitiba (design), Florianópolis (gastronomia), Nassau (artesanato e artes populares) e Popayán (gastronomia), na Colômbia; e Yáquimo, no Haiti, em artesanato e artes populares.

"A Rede de Cidades Criativas representa um potencial enorme para ressaltar o valor da cultura como acelerador do desenvolvimento sustentável", declarou a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

Entrar para a rede de cidades criativas da Unesco na categoria gastronomia significa para Belém importante destaque mundial. A escolha demonstra a crença da Unesco na atividade empreendedora da capital paraense, que passa a integrar uma rede de cidades que buscam desenvolvimento de maneira sustentável e de modo socialmente justo. “Para nós que trabalhamos para o desenvolvimento da gastronomia paraense, é a coroação de um trabalho que vem sendo realizado há mais de 30 anos”, comemora Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins.

A Rede de Cidades Criativas foi criada para promover o desenvolvimento social, econômico e cultural de cidades de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Aquelas que se candidatam à rede se comprometem em promover a criatividade local, além de partilhar o interesse na missão da Unesco em relação à diversidade cultural. Integrando essa rede Belém poderá a partir de agora partilhar experiências e criar novas oportunidades para si e para outros numa plataforma global com atividades baseadas no "turismo criativo".

A Rede de Cidades Criativas também procura desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, no âmbito de parcerias, incluindo os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais em todas as regiões do mundo. A rede facilita a partilha de experiências, conhecimentos e recursos entre as cidades membros, como forma de promover a cooperação mundial para o desenvolvimento urbano sustentável e as indústrias criativas locais.

Atualmente, a rede de cidades criativas é composta por 116 cidades, em todo o mundo, e em sete segmentos da indústria criativa: literatura, cinema, música, artesanato e arte popular, design, artes e gastronomia.

Foram incluídos hoje no total 47 municípios de 33 países. Esses locais assumem o compromisso de "colaborar e desenvolver alianças para promover a criatividade e as indústrias culturais, compartilhar práticas idôneas, reforçar a participação na vida cultural e integrar a cultura em seus planos de desenvolvimento econômico e social". A próxima reunião anual da Rede de Cidades Criativas se realizará em setembro de 2016 em Östersund, na Suécia.

estacao

Estação das Docas em Belém do Pará: point gourmet.

A típica e marcante gastronomia paraense.

Mercado Ver o Peso: paraíso dos amantes da cozinha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

19257   

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


92191   

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


24884   

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


7420   

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


30351   

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


38020   

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


23456   

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


7174   

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.