Beber vinho antes de ir para a cama ajuda a perder peso, diz estudos

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
a125eba8e9714b845af367eabf66749d

A ciência já comprovou que o vinho pode ser um bom remédio para o coração e pode ajudar a prevenir outras doneças, tudo com moderação, claro.

A nova descoberta é que a bebida dos deuses pode auxiliar na perda de peso se for ingerida antes de dormir.

A pesquisa realizada pela Washington State University e divulgada recentemente no International Journal of Obesity revelou que o resveratrol, substância encontrada na casca e na semente de uvas pretas e vermelhas, é capaz de converter o excesso de gordura branca em gordura marrom, e essa gordura é mais fácil de ser eliminada pelo organismo.

O resveratrol é um polifenol, que age como antioxidante e pode ser encontrado na maioria das frutas, principalmente nas escuras ou de cascas escuras, como amora, morango e até maça.  “Os polifenóis em frutas aumentam a oxidação de gorduras na dieta de modo que o corpo fica sobrecarregado”, afirmou Min Du, professor e cientista da Washington State University. Segundo ele, converter gordura branca em gordura marrom auxilia na queima lipídios e ajuda a manter o corpo em equilíbrio e prevenir a obesidade e disfunção metabólica.

Cientistas da Universidade de Harvard também estudaram uma amostra de 20 mil mulheres durante um longo período de mais de 13 anos e concluíram que aquelas que bebiam uma média de duas taças de vinho ao dia reduziam significativamente suas probabilidades de ficarem obesas, bem como padecer de algumas das doenças relacionadas.

Outro estudo, neste caso da Universidade Estatal do Oregon, também chegou à conclusão de que tomar vinho pode contribuir à queima de gorduras no corpo. Os cientistas anunciaram que o consumo de uvas escuras, como as que são utilizadas para produzir o vinho tinto, podem ajudar às pessoas com obesidade a queimar gordura mais rápido se ademais se manterem uma dieta relativamente balanceada.