19/07/2019 20:39
Notícias / Conteúdo

Bares e restaurantes em Goiás podem ser obrigados a servir água filtrada de graça aos clientes

O projeto será votado nesta segunda-feira (30) na Assembléia Legislativa

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Na Europa o hábito não é nenhuma novidade. O cliente faz o pedido do prato e o garçom já traz uma garrafa de água que não é cobrada na conta. O que já acontece em outros países, pode virar realidade em Goiás. A ideia é do deputado estadual Bruno Peixoto (PMDB) autor do Projeto de Lei n° 2606/15 que obriga bares, restaurantes e estabelecimentos similares a servirem água filtrada gratuitamente aos seus clientes em todo o Estado.

O projeto será votado na próxima segunda-feira (30) no Plenário da Assembléia Legislativa.

Entre os argumentos defendidos pelo parlamentar, está a diminuição do consumo de garrafas plásticas que poluem o meio-ambiente”.

Se a lei for aprovada, todos os bares e restaurantes devem informar em seus cardápios ou afixar em local de ampla visibilidade a seguinte frase: “Este estabelecimento fornece gratuitamente aos clientes água filtrada”. A multa prevista em caso de descumprimento varia de 500 a mil reais. 

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, já aprovou o parecer favorável do parlamentar, que passa agora para a fase de primeira discussão e votação em Plenário.

O assunto repercutiu mal entre os donos de bares e restaurantes. Curta Mais conversou com o presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Fernando Jorge, que conversou com o deputado Bruno Peixoto. "Ele nos garantiu que irá retirar o projeto entendo que causaria confusão tanto para atendentes quanto para os próprios clientes, além de custos extras para os empresários do setor", afirmou o presidente.

Segundo o presidente da Abrasel-GO, a lei já exige que todo estabelecimento ofereça água filtrada tanto para funcionários quanto para clientes. "Qualquer consumidor que pedir água filtrada, tem direito de ser atendido sem custo", afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Museu de Star Wars será aberto em Los Angeles

George Lucas deve desembolsar US$ 1 bilhão na estrutura do local


+ Notícias

ANTT convidada população a discutir criação do trem de passageiros entre Brasília e Goiânia, o 'Expresso Pequi'

O trem deve atingir uma média de 160 km/h em uma viagem de cerca de 95 minutos, transportando mais de 40 milhões de passageiros por ano


+ Notícias

Vocalista do LS Jack retorna aos palcos 13 anos depois do coma

Em 2004, o cantor passou por complicações após um procedimento de lipoaspiração, que o deixou em coma, e também com algumas sequelas na fala e nos movimentos


+ Notícias

Vídeo: Dois ex-secretários se disfarçam de 'fantasmas' para furtar Prefeitura em Goiás

A dupla arrombou a sala da administração municipal para furtar uma impressora


+ Notícias

Jorge e Mateus desmentem fim da dupla e sobem aos palcos após onda de boatos

Nas últimas semanas circulou na internet a falsa notícia que a dupla iria se separar; para sossego dos fãs eles só vão entrar de férias e retomam os trabalhos com tudo em 2017


+ Notícias

Praça Cívica vai abrigar Circuito Cultural em Goiânia

As obras de R$ 100 milhões deverão ser iniciadas entre os meses de abril e maio e a conclusão total está prevista para os próximos dois anos


+ Notícias

Meteorologia prevê chuva em todos os dias da semana em Goiânia

A sensação térmica que chegou aos 40º nos últimos dias pode estar com os dias contados


+ Notícias

Volkswagen apresenta a nova Kombi no Salão do Automóvel de Detroit

Além do design completamente reformulado, o novo modelo vem com uma enorme bateria capaz de rodar 434 km com uma carga


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.