Baixa umidade, clima Seco e muita poeira: veja como se prevenir em agosto e setembro

"ei sol vê se me esquece"

Roberto Carlos
Por Roberto Carlos
30b51f357b87b830de837a9cca436088

Chegou a época do ano onde o goiano mostra que é filho do cerrado. O clima seco, a baixa umidade e a poeira já são uma realidade no cotidiano do estado, e será assim até outubro, segundo a meteorologia.

Além de incômodo, esse clima cresce a chance de se contrair diversas doenças oculares e respiratórias.
Veja algumas dicas de como se prevenir:

Alergia nos olhos e Conjuntivite – Vento, fumaça e clima seco provocam evaporação excessiva das lágrimas, o lubrificante natural dos olhos. Se você passa muito tempo em frente ao computador ou em ambientes com ar condicionado redobre o cuidado pois os sintomas podem ser agravados.
Dica: Lave os olhos periodicamente com água corrente e mantenha sempre as mãos limpas, para evitar contaminação.

Rinite alérgica
Dica – Beber pelo menos 2 litros de água por dia, hidratar as narinas com soro fisiológico, pingar colírio nos olhos, espalhar toalhas molhadas e bacias de água pelo quarto são algumas medidas para combater as doenças causadas pelo ar seco. A recomendação é procurar um médico apenas se os sintomas permanecerem por mais de uma semana. 
Um umidificador de ar pode amenizar o problema. Se usado 24 horas por dia, no entanto, o aparelho pode causar um excesso de umidade no ambiente e provocar o aparecimento bolor e mofo, que desencadeiam alergias. O ideal é utilizá-lo apenas na hora de dormir.

Asma
Dica – Hidratação é a palavra-chave para os asmáticos — beber pelo menos 2 litros de água e espirrar soro três vezes por dia nas narinas ajuda a umidificar o ar que chega aos pulmões.

Dermatite – Coceira e vermelhidão na pele podem ser sinais de dermatite
Dica– Usar hidratantes ajuda a evitar dermatites, pois esses produtos possuem substâncias que retêm água na pele. Diminuir a temperatura do chuveiro também protege contra o ressecamento.

Faringite – Gripes, resfriados e faringite, uma inflamação na faringe, são mais incidentes quando a umidade do ar está baixa.
Dica – Beber no mínimo 2 litros de água e consumir frutas ricas em água, como melão e melancia, ajudam a manter as células hidratadas.

Sinusite – No tempo seco, as membranas que revestem os seios nasais não conseguem drenar perfeitamente o muco, que se torna mais espesso pela falta de umidade. Como o ar não circula adequadamente, vírus e bactérias se reproduzem com facilidade e favorecem a sinusite, que se caracteriza como uma inflamação nos seios da face.
Dica – Colocar um balde de água ou uma toalha molhada no quarto pode ajudar a elevar a umidade do ar e diminuir o risco de a sinusite se manifestar.

 

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter