Austrália troca aulas de Históra e Geografia por Programação de Softwares

Decisão do governo quer tornar o país mais tecnologicamente competitivo

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Austrália substitui Geografia e Historia por aula aulas de Programação

 

Na Austrália, terra do canguru, investir em tecnologia dentro das salas de aulas virou prioridade de governo. Christopher Pyne, Ministro da Educação na Austrália, anunciou na última semana a autorização para que escolas substituam as disciplinas de História e Geografia por Programação de Softwares. O novo currículo de tecnologias digitais, aprovado pelo governo australiano, quer que crianças de 5 anos comecem a ter contato com tecnologia para que, aos 7, sejam capazes de criar programas!

A iniciativa do governo vai de encontro com a necessidade do país em se tornar tecnologicamente competitivo. “Se você olhar para o que os outros países estão fazendo, estamos a milhas e milhas atrás e eu acho que é uma situação tão crítica quanto não saber matemática ou inglês”, afirma Atlassian Mike Cannon-Brookes, um dos mais respeitados empresários da área de tecnologia do país.

No início deste ano, o Ministro da Educação se comprometeu a fortalecer a ciência, tecnologia e áreas de engenharia, assim como reforçar as competências digitais necessárias para ter sucesso no ambiente de tecnologia altamente competitivo do século 21.

O novo currículo é inspirado em programas de sucesso implementados nos Estados Unidos, tais como Code.org e “Hour of Code”, com o apoio do Google e da Microsoft, e também no Reino Unido, que introduziu a codificação em escolas primárias no ano passado.

Escolas

Na terra do Canguru, alunos já usam tablets para estudar.