Aulas de culinária gratuitas acontecem neste sábado em Goiânia

Boa oportunidade pra aprender a fazer um delicioso bolinho de bacalhau!

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
49babe84ea14fee072e6108b4453891d

No próximo sábado, dia 18 de março, das 11h00 às 20h, com sessões que duram 1h30 (início de cada sessão: 11h30, 13:30, 15h30, 17h30 e 19h30), a unidade do Pão de Açúcar do Parque Vaca Brava, receberá mais uma edição do Pitadas ao Vivo. Desta vez, o Chef Leo Naves, ensinará o preparo do Bolinho de Bacalhau e dos molhos de Salsa Verde e de Iogurte e Ervas. Os pratos serão harmonizados com vinho. O evento é gratuito.

As aulas têm capacidade para 25 pessoas e duração de 30 minutos. Após o preparo das receitas, os clientes poderão degustar os pratos juntamente a uma bebida especial escolhida pela equipe de consultores da rede. A participação é gratuita e haverá o sorteio de um brinde exclusivo no dia do evento.

 

Bolinho de Bacalhau

3,5 kg bacalhau limpo dessalgado;

3,5 kg mandioca ou Batata Asterix;

1,5 kg farinha mandioca branca;

13 limões galegos ou Sicilianos;

500 ml azeite;

1 kg Sal;

3 cabeças de alho;

14 cebolas medias.

 

Rendimento: 20 bolinhos

 

Ingredientes:

– 500g de bacalhau dessalgado (partes menos nobres, porém sem espinhos e bem limpo)

– 500g de mandioca branca cozida e amassada (purê) também pode usar batata asterix assadas com casca e passadas na peneira para obter o purê

– 1 xícara de farinha de mandioca branca para empanar os bolinhos (reservar duas colheres de sopa dessa farinha para acrescentar na mistura)

– Suco de dois limões galegos ou 1 siciliano

– Pitada de pimenta jiquitaia

– 3 colheres de azeite extra virgem

– Sal a gosto

– 4 dentes de alho amassados

– 2 unidades de cebola brancas cortadas em plumas

– Óleo para fritar

 

Preparo do bolinho:

Desfiar o bacalhau já dessalgado em pedaços médios. Em uma frigideira, colocar uma colher de azeite e dourar bem o bacalhau. Acrescente a cebola cortada em plumas e deixe dourar levemente. Acrescente o alho amassado até dourar levemente também. Misture. Coloque o suco do limão e as outras duas colheres do azeite e deglacear. Misture o purê de mandioca ou o de batata, o que preferir usar. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente duas colheres (sopa) de farinha de mandioca fina branca para dar liga. Depois de esfriar, enrole com as mãos vinte bolinhos e empane na farinha de mandioca branca. Em uma panela funda, ferva óleo em ponto de fritura (160 à 170ºC). Deixe os bolinho fritarem por volta de 5 à 10 minutos. Quando ficarem douradinhos, está pronto.

  

Ingredientes para molho de salsa verde de coentro

– suco de 2 limões galegos ou de 1 siciliano

– ½ maço de coentro

– ¼ maço de salsa

– Sal a gosto

– ½ azeite extra virgem

 

Preparo do molho:

Em um liquidificador, bater todos os ingredientes, exceto o limão e o azeite. Depois, com um fio de azeite, bater até ficar uma pasta verde. Acrescentar o suco do limão e o restante do azeite e deixar bater. Sirva junto com o bolinho frito.

  

Molho de iogurte e ervas

Ingredientes

1 pote de iogurte natural desnatado Taeq

1 pitada de sal

2 colheres (sopa) de ervas orgânicas Taeq bem picadas (salsa, manjericão, alecrim).

Preparo do molho: misture o iogurte, o sal e as ervas.