Nesta segunda-feira (29), os professores do Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França (Itego) entraram em greve por atraso no pagamento de salários e cortes no quadro de funcionários. Muitos estão sem receber pagamento desde setembro.
"Ficamos sabendo que buscam realizar o corte de 70% dos professores e funcionários administrativos. Queremos um posicionamento sobre isso, pois estamos nos sentindo lesados", relata a professora de canto Nataly Brum. Ou seja, de 194 professores da escola, 134 seriam demitidos. Levando o corte em consideração, o quadro de alunos também seria diminuído, passando de aproximadamente 5 mil alunos para praticamente metade.
Em comunicado oficial, o Centro de Gestão em Educação Continuada (CEGECON), declarou que "na qualidade de gestora do ITEGO Basileu França, compreende a reivindicação dos professores em relação aos atrasos salariais, contudo esclarecemos que, dado a finalidade não lucrativa desta instituição, tal como qualquer organização social, não dispomos de capital de giro, conforme prevê a legislação, para arcar com as despesas com pessoal em casos de atraso, dependendo exclusivamente dos repasses que são realizados pelo Estado de Goiás."
Em protesto à atual situação, funcionários e alunos lançaram a hashtag #SOSBasileu. Hoje (31), uma manifestação artística, elaborada por alunos e professores da escola, acontece no Palácio Pedro Ludovico Teixeira até às 18h.
Alunos do curso de produção cênica estão organizando, também em prol do Basileu e da cultura goiana, uma festa de Halloween que acontece nesta quinta-feira (01), no Tropix Cultura Viva (Rua 91, 481 - Setor Sul), a partir das 19h.
Sobre o Basileu França
Antes chamado de Veiga Vale, o Basileu França existe há 50 anos e hoje é uma das maiores escolas de arte do Brasil.
Aulas de música, teatro, dança, circo, artes plásticas, arte educação, arte inclusão, artesanato e produção cênica e até curso tecnológico são ministrados por profissionais de cada área. A escola ainda dispõe de 3 orquestras, duas jovens e uma infantil, além de diversos grupos corais.
Localizado na Av. Universitária, 1750 - Setor Leste Universitário, a escola é dirigida por Lóide Batista Magalhães Silva, graduada em Educação Artística Habilitação Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Mestrado em Música pela UFG.
Torcedor fanático ainda cita uma segunda opção para nome feminino
O ‘Veganique Gyn’ será neste sábado no Bosque dos Buritis
Assinantes do Clube Curta Mais tem desconto exclusivo na compra de ingressos
As réplicas eram tão idênticas que as próprias fábricas originais fizeram a denúncia
A cantora usou o Twitter para conversas com os fãs sobre o assunto e tentar incentivá-los a fazer o mesmo
Modelo é cópia da edição original verde-limão de 2010
Na ocasião, ele ainda brincou colocando seu próprio rosto para substituir o do artista em uma foto
Os brothers já não estão empolgando mais o público
Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.