Ator Benedict Cumberbatch diz que vai recusar papéis se mulheres não ganharem o mesmo que homens nos filmes

'Se ela não for paga da mesma forma que os homens, não vou fazer isso'

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
95ca6df98b23ecd2e7e6265d3efcf8d0

O ator britânico Benedict Cumberbatch, indicado ao Oscar por sua performance em “O Jogo da Imitação” (2014), afirmou em entrevista à Radio Times que irá rejeitar papeis se não pagarem o mesmo para as mulheres.

“Igualdade de remuneração e um lugar à mesa são os princípios centrais do feminismo”, afirmou Cumberbatch, conhecido por intepretar Sherlock Holmes e o Doutor Estranho. “Veja as cotas. Pergunte quanto está sendo pago e diga: ‘Se ela não for paga da mesma forma que os homens, não vou fazer isso'”, completou o ator.

O britânico ainda afirmou que o próximo projeto de sua produtora é uma obra sobre maternidade e que o elenco é metade composto por mulheres. Cumberbatch ainda afirmou que questões como diversidade racial não são impeditivos para a rentabilidade da produção, lembrando os recordes de bilheteria do longa da Marvel “Pantera Negra”.

O debate sobre igualdade salarial entre homens e mulheres ganhou mais atenção nos últimos meses, depois que foi divulgado que a atriz Claire Foy, que vive a rainha Elizabeth II na série da Netflix “The Crown”, recebe menos do que seu parceiro de elenco, o ator Matt Smith, que interpreta o príncipe Philip. A justificativa da produtora é de que Smith é mais conhecido do que Foy, apesar de ela ter o papel principal.