18/01/2020 01:28
Notícias / Conteúdo

As trilhas de bike mais espetaculares da grande Goiânia (com fotos)

Tudo bem pertinho: Trilhas de fácil acesso e localização para aproveitar o melhor da cidade

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

Um vício. Muito provavelmente é o que você vai ouvir de um ciclista ao falar da paixão pela magrela que ganha cada vez mais adeptos em Goiânia. A boa notícia? A região metropolitana oferece cenários incríveis para quem está à procura da trilha perfeita. A má notícia? Infelizmente tem aumentado o número de furtos e roubos de bicicletas. Aproveitamos a deixa para fazer um apelo às autoridades que combatam esse problema. Enquanto isso, recomendamos que você reúna o maior número de pessoas possíveis ou intregre-se a um grupo já formado de ciclistas. É a melhor e mais segura forma de se iniciar no apaixonante mundo do pedal. Mas os veteranos fazem um alerta: quem começa não para mais!

Curta Mais, em sua incansável missão de descobrir uma Goiânia nova e cada dia mais interessante, buscou reunir aqui o maior número de informações possíveis para mostrar que nossa região tem paisagens que parecem ter sido pintadas à mão. Quem tem curtido isso já há algum tempo é extamente a galera do pedal. Esse é só o começo de um assunto que vai ganhar cada vez mais espaço por aqui. Aproveitamos para pedir aos especialistas do assunto que nos ajudem (com fotos e mais informações) a revelar as trilhas da grande goiania. Encaminhem sugestões de trilhas com informações atravéz do nosso Grupo de Curadoria do Curta Mais no Facebook. Vem ser um curador também, o espaço é todo de vocês! 

 

1. Trilhas Posto Barcelona – Senador Canedo e Bela Vista

trilha

Sim, nós temos uma estrada de ferro bem pertinho e o trem é bonito!

Região perfeita para agradar iniciantes com vários trajetos de fácil, moderado e difícil acessos. As estradas largas ou apertadas dão acesso às fazendas da região, com alguns trechos passando por propriedades particulares com a certeza de um belíssimo visual. As trilhas mais conhecidas são: Juriti (23 km), Roselândia (49 km) e Mata Feia (56 km). Para quem vai pela primeira vez é aconselhável ir com quem já conhece, pois é fácil se perder. Não é difícil reunir uma galera, o posto Barcelona é ponto de encontro de ciclistas, tanto de speed quanto mountain bike.

rio

Cansaço do pedal compensado por imagens como esta do Rio Meia Ponte.

Saindo pela GO-020 (estrada do autódromo), sentido Goiânia - Bela Vista, após passar pela barreira policial, estacionar o carro no primeiro posto à esquerda.

 

2. Trilha do Morro Feio - Hidrolândia

hidrolandia

Parece a Europa mas é aqui pertinho, na vizinha Hidrolândia!

trilha

Alguém falou morro "feio"?

Uma das melhores trilhas nos arredores de Goiânia, localizada em Hidrolândia, a cerca de 20km da capital, composta por 22 km de puro single track (modalidade de mountain bike praticada em terrenos de terra, acidentados com montanhas e trilhas), que incluem percursos de todo tipo e todo nível de dificuldade: pedras, subidas, descidas técnicas, cascalho e o que mais se imaginar. Lugar que todo mountain biker precisa ir pelo menos uma vez.

 

trilha

Paisagens de tirar o fôlego fazem parte do trajeto.

trilha

E que tal um fim de tarde assim?

A trilha que sai do Posto do Boi (antes de Hidrolândia do lado esquerdo), dá uma volta pelo morro feio e volta para o posto. Tem aproximadamente 30 km, nível médio/difícil devido ao single track dentro do morro feio, bastante técnico e perigoso por conter muitas pedras.

 

3. Trilha do Lago - Parque Ecologico Altamiro de Moura Pacheco

Parque

Um lugar mágico dentro de Goiânia. Por quê não pedalar, né?

Com 17 quilômetros de percurso, a Trilha do Lago contém trechos de dificuldade baixa e moderada, com algumas subidas íngremes e descidas acentuadas, o que garante a diversão de quem fizer o passeio, é um percurso que exige pouco nível técnico mas um certo preparo físico por conta de sua "interessante" altimetria que concentra grande parte da descida da trilha em 2 pequenos trechos. É uma trilha muito rápida e divertida de se fazer.

Além das trilhas, o lugar reserva boas surpresas como cachoeiras, ar puro, belíssimas paisagens e animais silvestres. Tudo isso isso pertinho da gente, colado na cidade grande. O Parque está aqui mesmo em Goiânia e são poucos os turistas e goianienses que conhecem as belezas naturais do lugar. A unidade de conservação fica a 21 km do Centro de Goiânia e o acesso é feito pela BR-060, no trecho Goiânia-Anápolis.

trilha

E de repente você esquece que está em Goiânia.

Trilha

Para todos os níveis: trilhas moderadas e mais difíceis.

O Peamp oferece as trilhas do Peba, de 700 metros e a do Quati, de 4,4 km, para caminhadas. Além da trilha do Lago, de 17 km, destinada somente aos praticantes de mountain bike. Em todas as trilhas é possível observar belas paisagens, plantas típicas do Cerrado, macacos, insetos e aves. Se tiver sorte, o visitante pode até ver uma bela espécie de animal silvestre como o Tamanduá.

tamandua

Cena relativamente comum no local.

Na trilha do Lago, algumas das plantas do Cerrado estão sinalizadas com placas explicativas com nome e propriedades. Boa parte dos belos cenários que o turista irá contemplar contém água, pois o parque é cortado pelo Reservatório de Abastecimento Público João Leite. Desde a construção da barragem, parte das áreas de visitação foram relocadas. Alguns lugares, por exemplo, só são acessíveis por meio de embarcações.

Porém, não há nenhuma cachoeira ou lago em que o banho seja permitido. O parque dispõe de um Centro de Visitantes com banheiros e água potável, mas não há restaurante, portanto, é recomendado que o turista leve a própria comida e faça um piquenique.

Para quem for de carro, há estacionamento. A entrada é gratuita e o parque está aberto de quarta a domingo das 8h da manhã até às 16h. É importante ressaltar que a trilha das bicicletas, a do Lago, só é aberta à visitação nos finais de semana e em feriados. Visitas em grupos maiores, como um grupo escolar, precisam ser previamente agendadas.

Parque Ecológico, acesso pelo posto da Polícia Rodoviária Federal.

 

4. Trilhas da Beirada e Pai do Mato na Serra da Areia - Aparecida de Goiânia

cachoeira

A imagem aérea dá a dimensão do lugar e revela a quantidade de trilhas (muitas ainda inexploradas)

bike

Trilhas de nível fácil e moderado. Leve o que for comer mas nunca deixe lixo no local.

9c7e010fce3106daada96bfc91d94ced.jpgFoto: facebook S.O.S Serra Das Areias Aparecida De Goiânia)

O paraíso fica aqui tão perto...

Cachoeira, trilhas incríveis e um visual de tirar o fôlego. Há 20 minutos do Setor Bueno em Goiânia, você chega na Serra da Areia. O local é pouco divulgado (foi difícil até encontrar informações para essa matéria) e, talvez por isso, esquecido pelos moradores da grande Goiânia e também pelas autoridades. Falta fiscalização para preservar o belíssimo lugar e reforço na segurança para garantir a tranquilidade dos frequentadores. Mas o fato é que você precisa conhecer e ajudar a divulgar esse pedaço de paraíso praticamente dentro da capital. O Parque Serra da Areia oferece surpresas inesquecíveis a cada metro pedalado. É recomendável combinar o passeio com galera e de preferência ter alguém na turma que já conheça melhor a região. 

 

casa

Surreal! Casa de pedra para vigiar a cachoeira. Pra lavar o corpo e alma no fim do percurso!

Descobrimos um trabalho super bacana sobre o local feito por essa página no Facebook (clique aqui). Vale curtir!

 

5. Trilha Laboratório ao lado do Paço Municipal 

6067b253021a6212a600bd3e424e6e78.jpg

Quem passa pela GO-020 mal imagina que por alí existe uma das melhores trilhas para os iniciantes do Mountain Bike em Goiás. Apelidada de "Laboratório" pelos ciclistas goianienses, o lugar é rico em verde, conta com boa sinalização e é de fácil acesso numa das regiões mais valorizadas da capital. Por nossas andanças pela cidade e o nosso faro vivo em busca das melhores experiência, dessa vez descobrimos essa trilha perfeita para os praticantes de Mountain Bike (MTB) em meio à natureza (e dentro da cidade de Goiânia), ao lado do Paço Municipal. Localização: Goiânia - Parque Lozandes ao lado do Paço Municipal.

3f6e2278e5e81067b26b87ce4a68482f.jpgFotos: Marcos Aleotti / Curta Mais

Extensão da trilha: Aproximadamente 6 km com terreno plano com alguns obstáculos naturais. Dica: O ideal é fazer a trilha bem cedinho, nunca ir sozinho! Vá sempre em grupo. Aos finais de semana, na parte da manhã, é quando tem mais ciclistas na trilha. Como Chegar: Vá até o Paço Municipal (APM 09, Av. do Cerrado, n° 999 - bl f - Alphaville Araguaia, Goiânia - GO, 74884-092), procure pelo heliporto que fica à direita do prédio do Paço (Sentindo Estádio Serra Dourada-Paço) bem ao lado do heliporto tem um amplo estacionamento. A trilha começa depois do estacionamento, logo abaixo.

Localização: Goiânia - Parque Lozandes ao lado do Paço Municipal.

 

Sugestões para esticar num feriado...

São Judas a Santo Antônio-GO

21,83 quilômetros - Moderado

Prainha Barragem João Leite

36,71 quilômetros - Moderado

Goiânia - Nova Veneza

43,88 quilômetros - Fácil

Goiânia - Bela Vista de Goiás

84,55 quilômetros - Moderado

Goiânia - Nova Veneza

102,53 quilômetros - Moderado

Caldazinha-GO (foto abaixo)

47 quilômetros - Moderado.

Bike

Cidade de Pedra em Caldazinha-GO (foto: Alessandro Braga)

Mais fotos e mapas (clique aqui)

 

Dica importante! O que levar em uma trilha de Mountain Bike:

Dicas de ouro para iniciantes, segundo especialistas.

1- Capacete

2- Kit de remendo, com câmara de ar reserva e bomba de ar para pneu.

3 - Ferramentas compatíveis com sua bike.

4 - Água e Comida.

5 - Mochila ou bolsa para transporte de objetos.

6- Telefone 

7- Algum dinheiro.

8 - Documentos de identificação.

9 - Fita Isolante/Abraçadeiras.

10 - Nunca ande sozinho, chame, no mínimo, outro biker. De preferência, vá de turma!

 

Sites que nos ajudaram nesta pesquisa:

Bike Goiânia

Pedal Goiano

Wikiloc

Pedal do Cerrado

Os Goiabas

Pedal

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Stonia Ice Creamland chega a Goiânia e distribui sorvete grátis para assinantes do Clube Curta Mais

A cortesia é exclusiva para assinantes premium do Clube Curta Mais e vai até o dia 31 de janeiro


+ Notícias

Gelateria Stonia Ice Creamland chega a Goiânia com seus sorvetes diferentões (e maravilhosos)

A marca faz sucesso com sabores exclusivos, curiosos e tem até sorvete para pet


+ Notícias

Lascalla Cosméticos abre oportunidade para revendedoras com renda de até R$ 3 mil por mês

A empresa com sede em Goiânia é referência em produtos de qualidade com preços bem mais baixos do que as concorrentes


+ Notícias

Restaurante Quinta do Minho se despede do público após 3 anos de atividade em Goiânia

A charmosa casa portuguesa não resistiu à crise econômica e mudanças do mercado


+ Notícias

Projeto ‘As Diferentes Formas de Amar’ acontece em Pirenópolis

‘As diferentes formas de amar’ foi pensado e idealizado para propagar o amor, a autoestima e o empreendedorismo feminino


+ Notícias

Viver Duas Vezes: o emocionante filme que você precisa ver na Netflix

O longa promete arrancar risos e lágrimas até dos corações mais duros


+ Notícias

Conheça a lista dos indicados ao Oscar 2020; Coringa lidera com 11 indicações

O brasileiro "Democracia em vertigem", está entre os destaques de melhor documentário.


+ Notícias

Agora é Lei! Prefeitura decreta fim da poluição visual em prédios históricos de Campinas e do Centro de Goiânia

O trabalho começa com isenção de IPTU para quem se adequar ao novo padrão inspirado na Europa e até multa para quem não aderir.


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2020. Todos os direitos reservados.