Artista goiano abre exposição ‘Aqueles que Estão Entre Nós – Cenas de um Bestiário Fantástico’ na Plus Galeria em Goiânia

Uma mostra em formato pocket reúne seis trabalhos do artista que abordam animais mitológicos

Yasmim Fleury
Por Yasmim Fleury
23600d185bc3f4a75bbadda1eb9756b9
 
No próximo sábado (26), a partir das 19h, a Plus Galeria abre a exposição “Aqueles que Estão Entre Nós – Cenas de um Bestiário Fantástico”.
Em formato pocket, a mostra reúne seis obras de Marcellus Nishimoto e fica em cartaz até 9 de dezembro.
A curadoria é de Lydia Himmen, curadora e marchand da galeria, e tem co-curadoria de Aline Lara Rezende, designer, curadora e jornalista com experiência em curadoria para o Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque, e Vitra Design Museum na Alemanha.
 
As obras foram criadas especialmente para a mostra. São pinturas que recriam um bestiário de animais mitológicos, e abordam a relação da humanidade com a natureza. Um bestiário reúne descrições de animais reais e imaginários. É um tema que acompanha a história da humanidade desde a Antiguidade Clássica.
Na Idade Média a literatura descritiva do mundo animal tornou-se comum. Os monges católicos desenvolveram catálogos manuscritos que reuniam informações sobre animais reais e fantásticos. Eram descritos todos os aspectos que envolviam cada ser, seja ele do cotidiano, descobertos em viagens ou provenientes das lendas e mitos ancestrais. Essa imagem alegórica alcançou a nossa era por meio das fábulas disseminadas nos livros de histórias infantis.
 
O artista recria o bestiário como um sentido de alerta. Ele evoca esses animais e seus significados simbólicos que dizem mais ao próprio ser humano do que à natureza. “Um bestiário, no fundo, fala da humanidade. Esta exposição é justamente o retorno do olhar da sociedade para aqueles outros seres que nos rodeiam. Conceber um bestiário é resgatar o nosso passado, nossa essência e nossa conexão com o que somos”, conceitua Nishimoto.
 
“Marcellus Nishimoto é um artista de linguagem forte e muito coerente com suas influências e trajetória. Esta é a primeira exposição individual dele, um retrato da relevância da produção artística que vem desenvolvendo”, afirma a curadora da galeria, Lydia Himmen.
 
Sobre o artista
Marcellus Nishimoto é natural de Goiânia. Estudou Comunicação Visual e Design Gráfico na Universidade de Brasília (UnB), onde viveu por 17 anos. Em 2008 retornou à capital goiana, onde vive e trabalha. Atuou por 20 anos como designer e diretor de arte em áreas como moda, design de marcas e editorial. Desde muito cedo se interessa por semiótica e artes plásticas. Atualmente ele se dedica ao design e à arte, sendo representado pela Plus Galeria.
 
As origens de sua própria vida e da humanidade são temas recorrentes no trabalho do artista, assim como a compreensão da essência humana e da efemeridade do tempo. Nishimoto explora esses assuntos com técnicas tradicionais ocidentais e orientais, incluindo o pontilhismo em nanquim, a aquarela, o desenho a lápis e sumiê, antiga técnica oriental de pintura. A intenção do artista é capturar e fazer visíveis aspectos imateriais de nossa existência, como o tempo e o sentido da vida, por meio de obras visivelmente laboriosas e não digitais. 
 
 
S E R V I Ç O
Abertura da exposição Aqueles que Estão Entre Nós – Cenas de um Bestiário Fantástico
Quando: 26 de novembro (sábado) – (visitação até 9 de dezembro)
Horário: 19h às 22h
Onde: Plus Galeria – Rua 114, 70 – Setor Sul
Entrada franca