Após 14 anos, Circo Laheto pode ser obrigado a mudar de lugar em Goiânia

O circo está localizado atualmente no Parque da Criança, no Jardim Goiás

Paloma M. Carvalho
Por Paloma M. Carvalho
530290083ff6292a1fd3a98891bf6430

O Governo do Estado de Goiás propõe que o Circo Laheto assine um contrato que estabelece sua permanência no Parque da Criança, próximo ao Estádio Serra Dourada, por apenas mais um ano. Antes o acordo era firmado com a Fundação Pró-Cerrado e a permanência não tinha data para acabar. Agora, o documento estabelece que o circo deve ficar no local por 12 meses e a concessão pode ser suspensa a qualquer momento, basta um aviso com 30 dias de antecedência. Em 2002 o circo foi transferido para a atual localização, também a pedido do governo. 

O Laheto não é apenas uma lona, como um circo comum, que pode ser desmontada e levada para qualquer parte. Temos uma estrutura física construída para dar conforto aos nossos alunos, com refeitório, banheiros, sala de aula e administração“, enfatizou o circo por meio da assessoria de imprensa. 

Em nota, o circo argumenta: “A Assembleia Legislativa promulgou a Lei número 11.603, no dia 05 de dezembro de 1991, que diz: “Art. 1º – Fica denominado PARQUE RECREATIVO JANAÍNA ADORNO o espaço destinado a recreação infanto juventil, de propriedade do Poder Público Estadual, localizado ao lado do Estádio Serra Dourada, nesta Capital”. Hoje o Parque Recreativo Janaína Adorno se chama Parque da Criança e abriga, além do Circo, Atletas de Jesus, Caps e Fundação Pró-Cerrado, que atendem crianças. Mas também em sua área estão o Fórum, uma delegacia e a Asmego, que não atendem a finalidade do Parque.

A assinatura do documento está marcada para esta terça-feira, 27, às 9h, no Palácio Pedro Ludodivo Teixeira, na Praça Cívica.

O Circo Laheto

O Circo Laheto é uma ONG que há 20 anos trabalha com meninos e meninas carentes de Goiânia. O projeto já ganhou, por cinco vezes, o Prêmio Itaú Unicef; diploma de Destaque Cultural de 2008, concedido pelo Governo Estadual; e a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira pela atuação e defesa dos Direitos Humanos.