Aplicativo funciona como um ‘Tinder de doação de sangue’

Conectando doadores de sangue com quem precisa

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
bc6786dc0115f891e585274435589daa

Partiu Doar Sangue, é o nome do aplicativo criado em 2017. Uma plataforma que conecta bancos de sangue à doadores.

Criado por Orlando Silva, está disponível para Android e iOS e funciona em todo o Brasil.

“Sou professor na área de Computação e sempre quis usar a tecnologia para ajudar na saúde. Vendo os constantes problemas relacionados à falta de doação de sangue, resolvi criar a plataforma para ajudar a reduzir esses problemas”, diz Orlando.

A funcionalidade do aplicativo é bem simples, os doadores se cadastram e recebem notificações quando os pedidos de doação são feitos.

“No sistema tanto a pessoa que precisa de doação quanto os bancos de sangue fazem pedidos de doação no site ou no App. Quando o pedido é cadastrado, o sistema avisa os doadores para eles possam doar. Então, os doadores vão ao Banco de sangue e fazem a doação. Se for para um paciente específico ele informa no Banco de Sangue, senão ele faz a doação espontânea, sem informar pra quem”.

Além disso, o desenvolvedor também afirma que é possível doar sangue para uma pessoa específica, informando o Banco de Sangue.

“A doação vai para reposição do estoque, mas informando um paciente. Mas isso não quer dizer que o sangue doado em nome dele vai para ele necessariamente”.

No Brasil, são estimados 1,8% de doadores de sangue sendo que a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de, no mínimo, 3%.

E aí, Partiu Doar Sangue

Aqui você pode baixar o App através do Google Play ou iTunes.

Imagem: diáriopb