Aos 87 anos mulher conquista diploma de nutrição

Imigrante italiana escreveu o trabalho de conclusão de curso todo à mão

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
56b1c4bf99fe3a8b24c737f7312678f0

Escrito por José Antônio Carvalho

 

Luísa Valencic Ficara, de 87 anos, surpreendeu a todos ao receber o título de bacharel em Nutrição do Centro Universitário Padre Anchieta, em Jundiaí (SP).

Ela nasceu na Itália e veio para a América do Sul durante a Segunda Guerra Mundial. Morou em três países sul-americanos até se mudar para Jundiaí, no interior de São Paulo, onde vive há 40 anos. Após o falecimento do marido e da irmã, Luísa contou que decidiu “ocupar a cabeça” e, por isso, se matriculou na faculdade.

“Não adianta ficar em casa que começam as dores. Dores crônicas, dores de saudade. Ter a casa vazia traz tudo isso.”, disse ao G1.

Dona Luísa, como é conhecida, revelou ao portal que sua turma ficou espantada quando ela iniciou o curso. E que demorou para vencer a vergonha e fazer amizade com os professores. Somente após seis anos de curso, a imigrante conseguiu seu diploma, já que teve que refazer algumas disciplinas.

Outra curiosidade dessa história foi que ela escreveu o seu TCC, sobre a cana-de-açúcar no Brasil, todo à mão. Porém para ser apresentado à banca, ela recebeu ajuda dos funcionários da faculdade para digitar todo o trabalho. “O que me maltratou um pouco foi que eu não sabia nada de computação”, contou.

A imigrante diz que não tem intenção de parar e que já está pensando em ingressar na pós-graduação. Além disso ela já escreve poemas e frequenta aulas de alemão, inglês e francês. Essa é uma ótima história para se inspirar!

Foto: ArtFinal Eventos / Divulgação