07/12/2019 15:48
Curiosidades / Histórias

Aloha! 8 curiosidades sobre o Havaí que você provavelmente não sabia

Você sabia que a palavra Aloha tem vários significados? Ela é tão importante para os havaianos que se tornou até lei! Venha conhecer mais sobre este paraíso

Tainá Luíza
por Tainá Luíza Barreto Marques

O Havaí é um estado pertencente aos Estados Unidos, que fica localizado em um arquipélago no meio do Oceano Pacífico. O estado é conhecido pela sua beleza natural, praias, ondas gigantes e vulcões, mas não para por aí.

Com uma cultura muito rica, o Havaí é cheio de curiosidades que você provavelmente nunca ouviu falar, vamos viajar?

 

1. O Havaí é composto por oito ilhas principais

 Apesar do arquipélago possuir cerca de 132 ilhas, apenas 8 delas são habitadas. Além de Oahu, a ilha principal, existem outras sete ilhas: Niihau, Kauai, Maui, Molokai, Lanai, Kahoolawe e Hawaii, também conhecida como “Big Island”.

18f260d46c38821b59b702bf5880b3e0.png

 

2. O alfabeto havaiano possui apenas 12 letras

Chamado de ka pī‘āpā Hawai‘i no idioma local, o alfabeto havaiano é uma variedade do alfabeto latino. Apesar de parecer difícil é bem simples. Por mais engraçado e louco que possa parecer, consoantes e vogais aparecem sempre intercaladas, e além das cinco vogais existem apenas sete consoantes: H, K, L, M, N, P e W.

bedcfd75f9473abbd04b024829775e8b.png

 

3. O Havaí não para de crescer

Isso acontece porque a lava vulcânica faz com que o estado cresça aproximadamente 200 metros quadrados por ano, o que é mais do que um campo de futebol. O vulcão Kilauea é considerado o vulcão mais ativo do mundo, completando 36 anos de erupções, ele é o responsável pelo aumento constante das ilhas havaianas. 

f32fa4a3e0784329fdc3651fed373fb7.jpg

 

4. Não existem cobras no Havaí

Com a exceção das cobras no zoológico da cidade, não existem cobras no Hawaii. Contrabandear uma cobra para dentro do território havaiano é considerado crime federal, punível com até três anos de cadeia e multas de até 200 mil dólares. O que acontece é que as cobras trazem grandes ameaças para o equilíbrio ambiental das ilhas, já que se alimentam de animais locais e acabam dizimando-os.

19a054db0667d7ef7d7476df04ab13f8.jpg

 

5. O “aloha state of mind” é garantido por lei

A importância do Aloha Spirit na cultura havaiana é tão grande que é firmada pela lei no Estatuto do Havaí. Há um trecho do Estatuto que diz: “Aloha significa respeito e afeto mútuo (…). Aloha está na essência dos relacionamentos, onde cada indivíduo possui uma importância fundamental para todos os outros e para a existência coletiva. Aloha significa ouvir o que não pode ser dito, ver o que não pode ser visto e conhecer o desconhecido. Ao exercer seu poder em nome do povo e no cumprimento de suas responsabilidades, obrigações e serviços, o legislador, governador, vice-governador, chefe de justiça, diretores de departamento, devem contemplar e fruir a força vital, sempre considerando o Espírito Aloha.”

76db21bbe4adf603938a77b6a83ed90b.jpg

 

6. O Havaí é o centro populacional mais isolado do mundo

Visitar o Havaí requer um pouco de paciência e dinheiro, sua capital e maior cidade, Honolulu, localiza-se a mais de 3100 km de qualquer outro Estado norte-americano e mais de 6.400 km do Japão. Por conta de sua localização e da poluição quase inexistente na região, é um lugar adorado pelos cientistas. Não à toa o arquipélago abriga um dos maiores observatórios astronômicos do mundo.

e8164ae8660c34f1ff4221d500405ff3.jpg

 

7. Duas das oito ilhas são proibidas de se visitar

Kaho’olawe é a menor das oito ilhas que fazem parte do arquipélago e não é habitada. Durante a Segunda Guerra Mundial foi usada para testes de bombas e ficou conhecida como a “ilha alvo”. Ni’ihau também é fechada para visitantes, os únicos que podem chegar lá são funcionários do governo norte-americano e da Marinha.

76f53eac5f48e75326b7accc3b6fd655.jpg

 

8. O Havaí tem a montanha mais alta do mundo

A montanha mais alta do mundo, medida da base, que fica no fundo do Oceano, até o pico é o vulcão Mauna Kea, cujo nome significa Montanha Branca, em havaiano. A montanha possui no total 10.105 metros de altura, sendo 5.898 metros abaixo da superfície e outros 4.207 acima.

a8286e92eb9fa3690aabb197218a0acb.jpg

 

POKE HONOLULU

Depois de aprender essas curiosidade sobre o Havaí, bateu aquela vontade de explorar suas ilhas paradisíacas, mas a distância encarece as passagens e acaba sendo inviável para algumas pessoas. Você sabia que não precisa sair de Goiânia para conhecer o Havaí? Uma das melhores formas de se conhecer outras culturas é pela culinária! O restaurante Poke Honolulu trouxe a diversificada culinária havaiana pra bem pertinho, aqui mesmo na capital goiana. E como gostamos de te oferecer o que há de melhor na cidade, assinantes do Clube Curta Mais ganham 30% de desconto em todo o cardápio do Poke Honolulu, exceto bebidas. Aproveite e pegue carona para esta viagem incrível!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

17 maiores salários das estrelas de Hollywood em 2019

Inegavelmente, a sétima arte foi uma das maiores locomotivas econômicas desse ano


+ Curiosidades

Sabrina Sato mostra o lado real da maternidade e admite: 'Não é tudo maravilhoso'

Sabrina fala da perda de apetite sexual após maternidade mas garante que o relacionamento vai bem


+ Curiosidades

Ouvir música pode reduzir estresse de quem está começando a dirigir, diz estudo

Estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores da Unesp, incluiu apenas mulheres recém-habilitadas


+ Curiosidades

Pessoas que mais te irritam são as que mais se parecem com você, revela estudo

‘Tudo que incomoda você sobre outros seres é apenas uma projeção do que você não resolveu em si mesmo’


+ Curiosidades

Zeca Pagodinho pode substituir Roberto Carlos no especial de fim de ano da Globo: Será?

A sugestão foi dada no Twitter e até o próprio Zeca se animou com a ideia


+ Curiosidades

HaTuna ou HaKuna Matata: Qual é a expressão correta Pumba?

Entenda o que significa a frase africana que nasceu muito antes do filme O Rei Leão


+ Curiosidades

Goiano cria a nova febre do WhatsApp: os grupos de imitação

Só podia ser de Goiânia, né!


+ Curiosidades

Do tráfico ao time do Goiás: Conheça a história de Michael, o atacante destaque do Brasileirão

'Passa um filme na minha cabeça, eu não era nada', diz o jovem


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.