‘Aleppo é um lugar onde as crianças pararam de chorar’

Vídeo mostra menino resgatado após bombardeio

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
68f67c9dd856e105189d2d784a12a59c

Um vídeo divulgado recentemente pelo “Channel 4 News” mostra imagens chocantes de um hospital em Aleppo, no norte Síria, após novos ataques que acometeram a cidade depois de ser rompido o cessar-fogo. A retirada de civis das áreas controladas por rebeldes iria acontecer a partir da última quarta-feira (14), segundo o acordo que havia sido anunciado no dia anterior, mas foi adiado. 

Nas imagens publicadas na conta do Twitter do telejornal britânico, é possível ver uma criança, identificada como Aya, sentada em um dos últimos hospitais de Aleppo ainda em pé, com o rosto e corpo cobertos por poeira e sangue.

Desnorteado, o menino não chora ao ser examinado pelos socorristas. Segundo sua mãe, Um Fatima, única adulta sobrevivente dentre as três famílias que viviam no bloco de apartamentos atingidos pela bomba, a família estava dormindo quando o prédio foi atingido. “Aleppo é um lugar onde as crianças pararam de chorar”.

Na gravação, um adolescente aparece carregando o sobrinho de apenas um mês nos braços, filho de seu irmão que também faleceu no incidente. “Deus irá nos vingar contra esse opressor”, afirma o jovem se referindo a Bashar Al-Assad, ditador sírio. Segundo a CNN, forças sírias foram responsáveis por romper o cessar-fogo retomando ataques contra bairros controlados pro rebeldes na cidade. 

De acordo com a ONU, ao menos 2.700 crianças estavam entre os oito mil pessoas que foram autorizadas a evacuar a cidade nos últimos dias. Segundo disse um rebelde sírio ao portal de notícias “al-Arabiya al-Hadath”, um novo cessar-fogo foi acordado para completar a retirada de cidadãos de áreas ao leste de Aleppo. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pelo governo.