Goiânia recebe cineclube com foco na participação feminina

Cineclube da Luluzinha terá entrada gratuita, com debates e oficinas

Thiago Alonso
Por Thiago Alonso
Cinema

Agora a noite das garotas terá um toque cinematográfico em Goiânia! Será inaugurado na Vila Cultural Cora Coralina, no Setor Central, um novo espaço de exibição, formação e debates do audiovisual, com foco na participação feminina. O projeto cineclube da Luluzinha será inaugurado na próxima segunda-feira (05).

Essa é a primeira temporada do cineclube, que tem apoio do Fundo de Arte e Cultura da SECULT Goiás. Os encontros devem acontecer a cada 15 dias, às segundas-feiras, a partir das 19 horas, na Vila Cultural Cora Coralina e tem entrada gratuita.

O cineclube da Luluzinha adota como sua regra fundamental que todos os filmes exibidos, devem obrigatoriamente, ter pelo menos uma mulher no núcleo central de produção (direção, produção executiva e/ou roteiro). Além disso, 50% das vagas na programação do cineclube são reservadas para filmes de realizadoras originárias de Goiás. As selecionadas serão convidadas a participar, presencial ou remotamente, de um bate-papo com o público ao término de cada exibição.

Kely Carvalho é a coordenadora do projeto. — Foto: Lara Vitória

Para se inscrever, as candidatas devem acessar o perfil do cineclube nas redes sociais @cineclubedaluluzinha, o link está na bio, é preciso acessar o link para o edital de seleção de filmes para serem exibidos no a nossa programação. A inscrição é gratuita e não há restrições de duração do filme.

Também há a possibilidade de sugerir filmes de outras pessoas, que não foi você quem fez. A partir do programa “Você curador”, qualquer pessoa pode sugerir um filme de sua preferência (desde que se encaixe nas regras do cineclube). O formulário de sugestão se encontra no mesmo link, na bio do perfil do Cineclube da Luluzinha @cineclubedaluluzinha.

A seleção será feita por uma bancada de mulheres com vasta experiência em audiovisual, como realizadoras ou críticas de cinema. Todas as obras enviadas serão analisadas por elas e a programação será divulgada mensalmente nas redes sociais do projeto.

Rodas de Debates

Além de mostrar filmes, o cineclube irá reforçar a formação de quem assiste e faz filmes, incentivando um olhar mais atento para produções audiovisuais feitas por mulheres. 

Bate-papos com as equipes dos filmes, palestras e oficinas, fazem parte da programação dessa primeira temporada do Cineclube. Todas as atividades têm entrada gratuita.

 Veja o que está por vir:

– Análise semiótica do filme indicado ao Oscar 2023: “Entre mulheres”
-Analise do Teste de Bechdel dos indicados a melhor filme no Oscar 2023
– Oficina de introdução ao Roteiro para mulheres
– Palestra Os 5 Cs da cinematografia

Quem pode participar?

O cineclube será aberto para todo o público, inclusive para homens. Mas para as oficinas e palestras, as vagas sempre serão prioritárias para as mulheres.

As sessões do Cineclube da Luluzinha acontecem em um espaço que atende os padrões de acessibilidade além de contar com a presença de intérprete de Libras em todas as sessões.

Serviço

Cineclube da Luluzinha
Endereço: Vila Cultural Cora Coralina, no Setor Central
Data: a partir do dia 05 de fevereiro
Horário: 19 horas
Ingressos: Entrada gratuita, inscrições pelo perfil @cineclubedaluluzinha

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar aqui e escolher.