Afinal, quando o frio vai chegar em Goiânia?

O Curta Mais procurou o INMET para saber quando as temperaturas vão cair de verdade na capital goiana

Caio Miranda
Por Caio Miranda
fd4f543cabad1ffb576465019767ddd2

Quem esperou ansiosamente pela chegada do frio neste mês de maio em Goiânia pode ter se frustrado ao olhar para os termômetros na cidade. As expectativas para temperaturas mais baixas que o normal (e até recordistas do século), porém, se devem mais a fake news e boatos espalhados pela internet do que ao histórico meteorológico na cidade.

É o que afirma Elizabete Alves Ferreira, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiânia. “As temperaturas neste mês estão por volta dos 16ºC nas primeiras horas do dia, o que está dentro da normalidade” disse ela ao Curta Mais. “Inclusive, as mínimas estão mais baixas do que as do mesmo período ano passado, quando o calor se estendeu atipicamente até o fim do mês”, continua.

A máxima também não tem fugido da regra, rondando os 31ºC (a média para o período é de 30ºC).

Mas e o frio, quando virá de verdade?

Ainda segundo Elizabete, as temperaturas só devem cair a partir da próxima sexta (18), primeiro dia da Pecuária. “Mas não devem despencar muito, estando por volta dos 15ºC no início do dia. Como estamos em mês de transição entre a época chuvosa e a seca, o tempo e as temperaturas podem oscilar. Ainda é possível que caiam chuvas e faça um pouco de calor”.

Mas frio, frio mesmo, apenas em junho: “No próximo mês, o frio deve chegar de vez, com mínimas dentro da média: 13ºC”, completa a meteorologista.