24/05/2018 22:21
Eventos / Festivais

Acontece em Goiânia o I Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás

Mostras cinematográficas, oficinas, shows, performances, exposições, intervenções artísticas, lançamentos de livros e muitos bate-papos

por Curta Mais

 

Entre os dias 13 e 15 de maio, acontece em Goiânia o primeiro Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO), que abordará a diversidade sexual e de gênero. O festival acontece no Cine Cultura, sendo que no primeiro dia (sexta-feira) terão atividades também no CREI – Centro de Referência Estadual da Igualdade. Com mais de 200 filmes inscritos para a mostra competitiva de curtas metragens, o evento reúne mostras cinematográficas, oficinas, shows, performances, exposições, intervenções artísticas, lançamentos de livros e muitos bate-papos. O acesso é gratuito para todas as atividades.

Segundo o diretor do festival, Cristiano Sousa o trabalho dos curadores Ricky Mastro e Itamar Borges – ambos com experiência em curadoria no Brasil e no mundo torna o DIGO mais profissional e conceituado. “Os critérios para a seleção dos filmes são: criatividade, ter a diversidade como tema, ter sido produzido a partir de 2014 e ter até 20 minutos de duração. Serão 10 curtas escolhidos para a categoria nacional e mais 10 para a internacional. Onde serão premiados com o troféu DIGO, os melhores curtas nacionais e internacionais (júri e público), melhor diretor, ator e atriz além de uma menção honrosa”, explica.

A organização do DIGO espera que o festival faça história como representante da temática da diversidade, atraia visitantes e que se estabeleça como uma celebração positiva do audiovisual como janela para a congregação e conhecimento para todo o público. #vemprodigo

Atividades

O evento inicia-se na sexta-feira (13/5) a partir das 8h até as 16h no CREI e no Cine Cultura, das 9h às 22h.  No sábado e no domingo o festival segue no Cine Cultura, sempre das 8h às 22h. No primeiro dia, o destaque será para a palestra sobre transexualidade com a delegada Laura Castro e a oficina de Drag Queen ministrada pelo diretor teatral Eduardo de Souza, ambos no CREI. Já no Cine Cultura, no período da tarde ocorrerá a exibição dos longas: “Castanha” do diretor Davi Pretto e “Yorimatã” de Rafael Saar. À noite, o público poderá conferir a exposição de gravuras do artista Helder Amorim e às 20h terá a Mostra Nacional Competitiva.

No segundo dia, (14/5) o público vai poder conferir pela manhã a Mostra Paralela com os filmes do Outfest Peru e Asolo Art Film Festival. A tarde vai ocorrer um bate-papo sobre “Direito LGBTT”, com a advogada Ana Cristyna e com representantes da Comissão da Diversidade Sexual da OAB. O lançamento do livro: “Cinema que ousa dizer seu nome”, do cineasta Lufe Steffen, após o mesmo participará do bate-papo “Literatura, Cinema e Diversidade Sexual”.  Os longas: “Gazelle” do diretor Cesar Terra Nova e “A volta da Paulicéia Desvairada” do Lufe serão exibidos. A noite terá a intervenção artística “Eu aceito”, uma exposição de desenhos do artista Marcos Branquinho, show com a cantora Eloá Nunes, Mostra Competitiva Internacional e às 22h terá a exibição do filme “Nova Dubai” do diretor Gustavo Vinagre (para maiores de 18 anos).

Último dia; pela manhã terá a “Mostra Paralela Anicurtas” e bate-papo sobre a produção audiovisual em Goiás. No período da tarde, o público vai poder assistir o longa “Ralé” estrelado pelo Ney Matogrosso e dirigido por Helena Ignez. Em seguida terá a leitura dramática: “Uma cama quebrada” e o lançamento do livro Trilogia dos Desejos do escritor Roberto Munis Dias. À noite; antes da divulgação dos vencedores e a entrega dos troféus ocorrerá show musical com BabySom Sales e a performance “Ney Matogrosso”, com o artista Peninha.

 

I Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO)

Quando: 13, 14 e 15 de maio

Que horas: 8h às 11h – 14h às 17h – 19h às 22h

Onde: CREI (dia 13) - Av. Goiás, nº 1.496, Centro

            Cine Cultura (dias 13, 14 e 15) - Praça Cívica

Quanto: Entrada Franca

Mais informações:   www.digofestival.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Eventos

Goiânia recebe oficina gratuita sobre atuação, dramaturgia e direção

Evento contará com artistas renomados brasileiros, como o diretor carioca Rodrigo Portela


+ Eventos

Goiânia recebe feira cultural tradicional da região Sul do Brasil

O evento já está em sua 12ª edição na capital goiana


+ Eventos

90ª Feira do Troca acontece em Olhos D'Água e mantém tradição de 45 anos

Evento acontece todos os meses de junho e dezembro desde 1974


+ Eventos

Confira a programação de shows do Rodeio Fest Show 2018, que acontece em Senador Canedo

Gusttavo Lima, Luan Santana, Zé Neto & Cristiano e outros nomes do sertanejo revezarão no palco do evento


+ Eventos

Com direito a open bar, Feijoada do Seu Zé terá show do Skank em Goiânia

O evento também terá Mr. Catra e outras atrações


+ Eventos

Orquestra Filarmônica de Goiás homenageia Claudio Santoro com concerto gratuito em Goiânia

Concerto será apresentado no Centro de Convenções PUC


+ Eventos

Goiânia recebe palestras gratuitas sobre diferentes tipos de violência sexual

O evento contará com mesas redondas e debates ministradas por profissionais da temática de Goiás e convidados


+ Eventos

Confira a programação do Fica 2018

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambienta (Fica), edição 2018, acontece entre os dias 5 e 10 de junho


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.