15/11/2019 02:54
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Acerte no que comer e no que não comer para o Enem

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O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai ser aplicado neste fim de semana, nos dias 24 e 25/10. Os estudantes devem ter cuidado redobrado com a alimentação. Segue aqui algumas sugestões do que comer e o que evitar antes e durante a prova.

Durante o exame, o recomendável é levar suco natural, um sanduíche de atum, frutas e algum líquido para se manter hidratado (nada de refrigerantes e sucos industrializados). 

É preciso, ainda, evitar alimentos que o aluno não está muito acostumado e sabe que não descem bem no seu organismo.

Nutricionistas aconselham que os estudantes não levem barrinha de cereal e chocolate no dia do exame. Pois, o excesso de açúcar pode causar a perda do foco e algum desconforto gastrointestinal.

Frutas

frutas

É recomendado, que os estudantes levem frutas, como banana e maçã, para a hora do exame. No café da manhã dos dias das provas, tente comer ovo, cozido ou mexido, pão integral ou tapioca, suco natural e alguma fruta com farelo de aveia.

Peixes

almoço

Não deixe de almoçar antes de ir ao exame. Na refeição, dê prioridade a vegetais, cereais integrais, grupo dos feijões e uma proteína branca, como frango, peixe ou ovo. O peixe é a melhor opção porque tem ômega 3, que ajuda no raciocínio.

Sucos naturais

sucos

Manter-se hidratado é fundamental para que as funções físicas e mentais estejam funcionando bem. Ela recomenda que os estudantes deem prioridade a sucos naturais, água de coco ou água mineral.

Pão integral

pão

É aconselhável comer no dia da prova cereais integrais, que irão ajudar no combate ao desgaste. O aluno pode levar um sanduíche com patê de atum, que tem ômega 3, ou com uma colher de abacate, que causa saciedade e diminui o hormônio do estresse.

Não recomendado

feijoada

Comidas pesadas, como uma feijoada, faz com que a circulação passe a ser preferencial na região digestória. Com isso, o fluxo cerebral acaba diminuindo, e há mais cansaço físico e mental e, claro, muito sono.

Industrializados

salgadinho

Evite produtos industrializados, como salgadinhos e sucos artificiais, entre outros.

Guloseimas

doces

Evite o consumo de balas, guloseimas, doces em excesso, tudo isso faz parte de hábitos saudáveis. Portanto, recomendado para um dia de muita tensão como os dias de provas do Enem.

 

 

 

 

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